domingo, 10 de fevereiro de 2008

REVISTA n. 2



ÍNDICE


JUNHO: MÊS DOS NAMORADOS


ARTIGO DO MÊS: “VIDA AFETIVA: PRAZER OU DOR?”


CANTINHO DO AUTOCONHECIMENTO: "AMAR-SE"


EU INTERIOR: "O QUE A VIDA QUER ME ENSINAR NESSE MOMENTO?"


ESPAÇO DO COLABORADOR: LANA CRISTINA BARBIERI


AFIRMAÇÕES POSITIVAS: "PROSPERIDADE"


FLORAIS DE BACH: "O GRUPO DO MEDO: MIMULUS"


OSHO, UM MESTRE EM AUTO AJUDA: "CONSCIÊNCIA"


DICAS: "MEDITAÇÃO"


UM MOMENTO PARA MIM...: "VIVER NÃO DÓI"


ESPAÇO DO LEITOR: "SÍNDROME DO PÂNICO"




JUNHO: Mês dos namorados


É comum nessa época do ano as pessoas lançarem um olhar atencioso às suas vidas afetivas. Não sei se esse é o seu caso, mas, apesar de sabermos que datas como essa são artimanhas comerciais, os solitários questionam seus vazios, as experiências e frustrações do passado, assim como os compromissados reavaliam a qualidade das suas relações.

As "feridas" guardadas em silêncio no peito parecem incomodar; afinal, não é fácil ser bombardeado pela mídia, pelo comércio etc., vendo "estampadas" em todos os cantos figuras sorridentes, jovens e apaixonadas, vivendo um amor romântico, se nesse momento não for bem essa a sua realidade.

Sinto que somos ainda muito imaturos espiritualmente quando o assunto é o coração.

Quem de nós se mantém realmente fiel a si mesmo quando quer agradar o ser amado? Ou quando nos dizemos apaixonados?

Além disso, há uma idealização e uma abordagem completamente irreal acerca do amor.

Para todas as pessoas que me procuram em busca de resolverem, através da Metafísica, suas questões afetivas, costumo fazer a mesma pergunta: "Como é o amor ideal para você?" ou ainda: "O que você espera de um parceiro (a)?"

E é incrível como a maioria das pessoas guarda um verdadeiro "roteiro" da história de amor que escreveram para si. Descrevem gestos, atitudes, comportamento, temperamento, aparência, situações, viagens, fantasias...

Através de tudo aquilo que vou escutando, começo a entender a razão de tantos problemas afetando suas vidas afetivas.

E a primeira coisa que costumo pedir é que abandonem as idealizações.

Não existem no Universo figuras que se encaixarão completamente às suas expectativas. Existem pessoas, gente, assim como eu e você.

Gente que sente, que chora, que tem fome e frio, que acorda de mau humor, que desanima e se desespera, que festeja, que sonha, que evolui e muda de idéia, gente de carne, osso e alma.

As pessoas são maravilhosas, mas, cada uma a seu modo.

A idealização é uma ilusão, porque ninguém é absolutamente igual a ninguém. As pessoas compartilham sonhos, gostos, mas, ainda assim, não se sentirão interiormente da mesma maneira, nunca. Cada um é um universo, somos seres dinâmicos, passamos ao longo do dia por diversos estados emocionais, temos diariamente experiências diferentes, não temos como ser iguais.

Você pode ter um parceiro que não lembre do dia do seu aniversário ou de datas especiais, mas talvez, ele demonstre o amor que sente por você de outras maneiras, em outros momentos; e é provável que você não perceba. É como se as pessoas falassem "línguas emocionais" diferentes. E costumamos não entender a linguagem do outro, porque vivemos muito desligados das nossas sensações, vivemos em nosso mundo mental.

Se nos preocupássemos mais em entender como o outro se sente, sofreríamos muito menos e criaríamos muito mais intimidade.

Parece que as pessoas constroem um modelo dentro de suas cabeças e depois ficam pelo mundo buscando pessoas que interpretem aquele personagem.

E aí começam as brigas, um tentando moldar o outro dentro do seu próprio roteiro.

As pessoas criam relacionamentos, o que não significa que verdadeiramente estejam se relacionando sem máscaras.

É incrível notar como o que era amor se transforma rapidamente em guerra!

Existe muito medo em torno de todos os relacionamentos. Existe muito medo de se mostrar como se é de verdade. E, para muitos, a intimidade é assustadora, porque a intimidade exige que se abandonem os "jogos", as "estratégias" para que o outro atenda às expectativas.

Intimidade significa se mostrar sem máscaras ou fingimentos, assim como, permitir que o outro faça o mesmo.

Infelizmente, há tantas críticas entre as pessoas, que acaba acontecendo um jogo chamado: "Eu sou o mais perfeito", ou "Eu estou certo". E esse jogo mata o amor.

Só nos sentimos amados de verdade quando somos aceitos pelo que naturalmente somos.

Além disso, ocorre que as pessoas acreditam que alguém as tornará mais preenchidas, completas. Ninguém se preenche do outro, apenas de si mesmo.

Quando queremos alguém que nos dê aquilo que não encontramos dentro de nós, colocamos nos ombros dessa pessoa uma imensa carga: a responsabilidade pela nossa felicidade e bem-estar.

E naturalmente surgem as cobranças, as críticas, as condenações, a manipulação e os jogos de poder. Nesse ponto do caminho, o amor adoeceu, e há mais dor que prazer.

Uma outra crença bastante nociva é a de que as pessoas precisam estar felizes e apaixonadas na mesma intensidade, todos os dias, para SEMPRE!

Se nesse plano nem a matéria é para sempre, como pode algo durar para sempre?

É claro que algumas pessoas conseguem manter relações duradouras e felizes. Certamente são almas mais maduras nesses aspectos.

Mas, a realidade é que a maioria das pessoas experimentará, na vida, diversos relacionamentos, justamente como uma oportunidade de treinar suas habilidades afetivas. Afinal, o objetivo de estarmos aqui é descobrir quem somos e aprender a lidar melhor com o nosso mundo interior e com nossas habilidades.

Muitos relacionamentos compõem um ciclo de aprendizado. Quando ambos atingem seus objetivos de evolução ou quando um dos dois alcança outro nível de consciência, é natural que o ciclo se feche.

Somos muito apegados às coisas. Temos muito medo dos términos. Fazemos muito drama e nos vemos como vítimas. Matamos a memória de anos felizes por minutos de infelicidade. Mas estamos aprendendo a cada dia, porque a Vida naturalmente nos empurra para o fluxo da evolução; nada se estagna, tudo evolui!

Se você se encontra sozinho nesse momento, em busca de um amor, por mais que lhe pareça difícil acreditar, saiba que não há nada de errado com você, nem azar, nem destino, nem feitiço. O que é mais provável haver é medo.

Medo de sofrer, medo de ser traído, medo da rejeição, do abandono, de ser enganado, medo de se entregar, medo de amar, enfim, qualquer espécie de medo.

Tudo aquilo que queremos muito e que ainda não se concretizou, é porque no fundo existe o medo segurando o fluxo da vida.

E o medo é fruto da crença no mal.

O mal não existe. Ele é apenas uma distorção do bem, assim como é algo que acontece através da mente; ou seja, o mal externo é o reflexo da distorção interior.

Analise seus medos, olhe as suas experiências do passado e encontre dentro de si as atitudes e crenças que continuam fazendo com essas experiências ainda lhe pareçam reais.

O passado já se foi. Ele vive apenas dentro dos seus pensamentos. Quando puder compreender a função que todas as experiências vividas tiveram no fluxo da sua evolução, não haverá mais mal, assim como ninguém nunca o terá ferido.

Experiências boas ou difíceis são apenas caminhos, degraus através dos quais abandonamos velhos conceitos, amadurecemos como seres eternos e alcançamos outros estágios de evolução.

Experimente mudar seus conceitos acerca de si mesmo e do amor e o Universo lhe presenteará com realizações.

Muito amor em seus caminhos!



ARTIGO DO MÊS

Vida afetiva: prazer ou dor?


Nascemos para o amor. Assim como nascemos para nos relacionar.

Podemos encontrar diversas distrações, tais como o trabalho, os estudos, os hobbies; podemos negar a necessidade de afeto, alegando o prazer da individualidade, mas, o fato é que nos sentimos verdadeiramente reais e vivos quando somos tocados, aceitos e acolhidos.

É evidente, já que somos seres únicos, que o amor e o relacionamento são também questões individuais, ou seja, cada pessoa possui sua maneira particular de amar e de se relacionar.

A realidade, porém, é que passamos a existência em busca do amor, e os desencontros são tamanhos.

Levando em conta as descobertas da Física Quântica, provando que somos os construtores da nossa realidade, surge um questionamento comum a milhares de pessoas: "Se desejo tanto amar e ser amado, por que isso não acontece? Se basta pensar, por que não se realiza em minha vida, o amor que tanto quero?”.

Se esse é também o seu questionamento, o convido a seguir comigo, nesse nosso breve encontro.
Em primeiro lugar é importante entender que não basta pensar no que se deseja, por alguns instantes e logo em seguida, se sentir péssimo, recordando as dores do passado, ou o fato de nesse momento não ter o relacionamento que deseja.

Pensamentos precisam de foco, consistência; além disso, os pensamentos são apenas "imagens" e o que lhes dá vida (energia), são as nossas emoções.

Portanto, quando você pensa sobre sua vida afetiva, como se sente? Vazio? Carente? Frustrado? Traído? Abandonado?

Se respondeu afirmativamente a uma dessas questões, encontramos a primeira razão pela qual o amor ainda não aconteceu em sua vida.

Perante qualquer situação desafiadora em nossa vida, a primeira coisa que precisamos fazer é aceitar a nossa responsabilidade, abandonando o papel de vítima.

Dessa forma, readquirimos o poder de promover as transformações interiores necessárias, que nos levarão às soluções que almejamos. Além disso, para que algo se resolva, é necessário aprender a se desligar emocionalmente do “problema”. Quanto menos importância damos a um problema, ou seja, quanto menos o alimentamos com nossa energia (poder de crença), mais rapidamente, esse problema se dissolve. As circunstâncias que experimentamos hoje, são o resultado das nossas crenças no passado, portanto, não representam o que somos, mas, o que fomos.

Desligar-se emocionalmente significa aprender novas maneiras de pensar e de sentir.

Nós não resolvemos, nem solucionamos problemas. O Universo é o responsável pelos fatores externos, já que eles são apenas "espelhos" de nosso mundo interior. Isso não significa que o Universo, ou Deus, queira nos punir, ou que precisamos da dor para nos tornar seres melhores.

O Universo apenas executa aquilo que nós escolhemos, ou que acreditamos ser o que merecemos.

Quando afirmo que me sinto sozinha e carente, e alimento esses pensamentos com emoções, estou enviando para o Universo um sinal de que é assim que eu escolho me sentir, e é assim que as circunstâncias externas vão contribuir para que eu me sinta.

Encontro algumas pessoas que me perguntam: "Como posso me sentir diferente, se de fato não tenho ninguém na minha vida, nem sou amada? Como posso deixar de me sentir assim, se essa é a realidade?”.

E, quase sempre, surge em meu interior a mesma resposta: "O fato de dizer que não é amado e que não tem ninguém na sua vida é o primeiro indício do seu auto-abandono, ou seja, sua criança interior está realmente sem sua atenção e sem seu amor; por isso esse sentimento de abandono. Chegou a hora de aprender a se amar! Além disso, deixar de se sentir assim depende apenas de escolha e dedicação. Pensamentos são só pensamentos e eles podem ser mudados. Basta que haja a consciência de não investir, de não dar atenção a eles.”.

Sei que não é fácil... mas a dedicação a si mesmo, sempre vale à pena!

Perceba que, a cada instante, surgem milhões de pensamentos, em que escolhemos ou não focar atenção.

Por exemplo, quando estamos envolvidos em um filme de suspense ou no último capítulo de uma novela, não ficamos pensando nas coisas do passado ou nas obrigações de amanhã.

Assim também podemos fazer com qualquer pensamento. Não podemos lutar contra eles, quanto mais lutamos mais eles reaparecem. Podemos apenas escolher: "Não quero pensar assim, vou me concentrar em outra coisa." E, em alguns instantes, algo que poderia nos levar a sensações bastante desagradáveis simplesmente desaparece.

Se dedicamos tanto tempo aprendendo tantas coisas na vida, por que não podemos nos dedicar a ter pensamentos mais positivos, à nos amar e nos aprovar?

Os relacionamentos, assim como tudo, são apenas espelhos nos mostrando como nos tratamos, o quanto nos amamos e nos aprovamos, e o quanto nos sentimos merecedores do melhor.

Amar a nós mesmos, perdoar-nos por aquilo que condenamos em nós, aceitar mo-nos como somos e não como deveríamos ser são fatores fundamentais para que o amor aconteça de maneira que realmente nos preencha.

Portanto, se você está em busca do amor e se existe um vazio em seu interior, é chegado o momento do reencontro com a sua Essência.

E tudo aquilo que hoje você chama de "problema" é na verdade a sua oportunidade de despertar para a necessidade desse reencontro.

Não existe uma “outra metade”, caminhando por aí; existem pessoas.
Além disso, você não é um ser dividido, incompleto. Essa sensação surge da ausência que temos de nós mesmos.

O amor acontece quando abandonamos as idealizações e quando estamos prontos para nos relacionar sem defesas. Tornamo-nos aptos ao amor quando estamos prontos para amar. E, para isso, precisamos ter muito amor por nós, porque, perante a Lógica da Vida, só recebemos aquilo que temos para compartilhar. Como podemos amar se não temos amor em nosso interior? Como podemos ser respeitados e reconhecidos se não temos respeito e reconhecimento por nós mesmos? Como podemos ter companheiros que nos valorizem se não nos valorizamos?

Se a grande busca de sua existência é o Amor, compreenda isso como um sinal da sua Alma, pedindo-lhe para que aprenda a se amar. Quando isso acontecer, tudo mais se tornará possível e real.
Portanto, se a vida afetiva é prazer ou dor, depende apenas das nossas atitudes interiores.

Se, até hoje, seu caminho foi mais dor que prazer, saiba que isso não se deve ao azar ou ao seu "karma" (conformismo), mas que é apenas uma área da sua vida exigindo uma nova visão e atitudes mais positivas.

Nunca é tarde demais para recomeçar... porque a Vida sempre vale a pena!



CANTINHO DO AUTOCONHECIMENTO

AMAR-SE

Lembra-se da última vez em que esteve amando? Seu coração não parecia suspirar? Era uma sensação maravilhosa!
O mesmo acontece quando alguém ama a si mesmo, mas, nesse caso, nunca haverá término ou rompimento.
Uma vez que possa contar com seu amor próprio, ele lhe acompanhará pelo resto da sua vida, de modo que deve se empenhar para fazer dessa a sua melhor relação.


"Quando alguém consegue perdoar-se, não somente retira de si uma enorme e pesada carga, como também abre as portas para o amor próprio."

Amar-se é uma ventura maravilhosa; é como voar. Imagine se tivesse o poder de voar sempre que desejasse? Seria fantástico!
De um jeito ou de outro, pelo visto todos sofremos de alguma carência de amor próprio. O amor-próprio nos parece algo difícil, porque levamos dentro de nós a crença de que temos defeitos, que fazem com que pareça impossível amar-nos completamente. Geralmente criamos condições para nos amarmos, assim como quando nos relacionamos, também criamos condições para amar ao outro.
O fato é que jamais poderemos amar a alguém, se não conseguirmos amar a nós mesmos integralmente.


DEZ PASSOS PARA O AMOR PRÓPRIO

1- DEIXE DE SE CRITICAR

Esse é o ponto mais importante. Se conseguimos dizer a nós mesmos que, aconteça o que acontecer, ficaremos ao nosso lado e que teremos o mesmo valor, estamos prontos para mudar nossas vidas.
As pessoas que nasceram em lares problemáticos, desenvolveram um amplo sentido de responsabilidade e geralmente acostumaram-se a julgar a si mesmos sem piedade. Cresceram em meio à tensão e à angústia. A mensagem que receberam quando crianças os fez pensar: "Acho que há algo errado em mim".
Pense por um momento nas palavras que usa quando comete algum engano: estúpido, bobo, inútil, burro, feio, desastrado, desajeitado etc. São as mesmas palavras que os adultos usavam para descrevê-lo?
Temos uma grande necessidade de fortalecer nossa auto-imagem e nosso valor pessoal, porque quando acreditamos que não somos bons o suficiente, encontramos uma maneira inconsciente de nos tornarmos sempre desgraçados. Criamos doenças e dor, renunciamos às coisas que nos beneficiariam, maltratamos nosso corpo com excesso de comida, álcool ou drogas.
De certa forma, todos nos sentimos inseguros porque somos humanos. Aprendemos a não acreditar que somos perfeitos da maneira que naturalmente somos. A necessidade de ser "perfeito" (idealização) se converteu numa enorme pressão que nos impede de ver os aspectos da nossa vida que necessitam de cura.
Podemos descobrir nossas aptidões criativas, nossa individualidade e nos valorizarmos por essas qualidades que nos distinguem dos demais. Cada um de nós têm um papel único a desempenhar na Terra; mas este papel desaparece sempre que nos criticamos.


2-DEIXE DE SE ASSUSTAR

Muitos de nós nos enchemos de medo com pensamentos aterrorizadores, conseguindo com isso fazer com que as situações fiquem piores do que já são. Pegamos um pequeno problema e o transformamos em um monstro gigantesco. É uma maneira horrível de viver, sempre esperando que o pior aconteça. Quantos de vocês rolam na cama a noite toda imaginando o pior em relação a um problema?
Assim também é com uma criança que imagina que há monstros terríveis embaixo da cama.
Se isso acontece com você, é bem provável que tenha problemas para pegar no sono. Certamente, quando você era pequeno, precisava que seu pai ou sua mãe viessem acalmá-lo. Porém, agora que é um adulto deve saber como tranquilizar-se.
Isso acontece também com muitas pessoas que estão doentes. Com freqüência se imaginam pior ou ficam pensando sobre como será depois do seu funeral. Geralmente cedem seu poder aos meios de comunicação e se enquadram em dados estatísticos.
Acontece também nas relações. Alguém não telefona para você e imediatamente começa a pensar que essa pessoa não é digna do seu amor e promete que jamais se envolverá com mais ninguém. Sente-se imediatamente abandonado ou rejeitado.
O mesmo acontece no trabalho. Alguém faz algum comentário e voc6e começa a pensar que vão despedi-lo.
São pensamentos aterrorizantes e pensamentos de medo são afirmações negativas.
Se constantemente passam em sua mente situações ou pensamentos negativos, imagine algo que lhe faça bem. Pode ser uma linda paisagem, um por do sol, um esporte, ou qualquer coisa de que você goste. Utilize essa imagem como um "interruptor" cada vez que sentir medo. Diga para si mesmo: "Não, não vou mais pensar nisso. Vou pensar em algo positivo" e visualize uma imagem que lhe faça bem.
Se fizer isso, você superará esse hábito, ainda que seja algo que exija prática constante.


3-SEJA AMÁVEL, CARINHOSO E PACIENTE CONSIGO

A paciência é uma ferramenta muito poderosa. A maioria de nós sofre de expectativa imediatista. Queremos que tudo aconteça agora. Não temos paciência para esperar nada. Irritamo-nos se temos de esperar numa fila ou se estamos num engarrafamento. Queremos todas as respostas e tudo o que queremos agora mesmo, já. Com muita freqüência prejudicamos as pessoas com nossa impaciência. A impaciência é uma forma de resistência ao aprendizado. Desejamos ter as respostas sem aprender a lição ou sem dar os passos necessários.
Imagine sua mente como se fosse um jardim. Para fazer um jardim foi preciso preparar a terra. Pode ser que houvesse muitas ervas daninhas de ódio contra si mesmo e pedras de desesperança ou raiva e preocupação. Havia um velho arvoredo chamado medo, que necessitava de uma boa poda ou de corte. Uma vez que limpou o terreno e afofou a terra, plantou sementes de alegria e prosperidade. Permitindo que o sol brilhasse em seu jardim , regou-o e cuidou-o amorosamente.
A princípio, parecia que nada estava acontecendo. Porém, você continuou cuidando do jardim. Se teve paciência , as plantas cresceram e floresceram.
Assim também é com a sua mente. Selecione os pensamentos de que quer cuidar e, se tiver paciência, verá como crescem e contribuem para criar o jardim das experiências que deseja.

TODOS COMETEMOS ERROS

É normal errar quando se está aprendendo. Como já disse, são muitas as pessoas que sofrem de perfeccionismo. Não se permitem uma única oportunidade de aprender algo novo porque, se não conseguem fazer perfeito nos três primeiros minutos, concluem que não serve.
Qualquer coisa que deseje aprender requer tempo. Quando alguém começa a fazer algo que nunca fez, geralmente estranha. Para que perceba o que quero dizer, experimente juntar suas mãos, cruzando os dedos. Não existe nenhuma forma correta ou incorreta de fazer isso. Observe que dedo polegar ficou por cima. Agora, afaste suas mãos e faça novamente a mesma coisa, só que dessa vez colocando por cima o polegar que na vez anterior ficou por baixo.
Provavelmente algo parecerá errado ou estranho.
Agora continue por mais algum tempo, alterando os polegares. Perceba que com o tempo, já não parece algo tão estranho, nem tão errado. Isso porque você foi se acostumando.
O mesmo acontece quando fazemos algo de uma forma nova. Pode parecer diferente e imediatamente nós a julgamos. No entanto, com um pouco de prática, se tornará normal e natural.
Não conseguiremos amar a nós mesmos de um dia para outro, porém podemos nos amar um pouco mais a cada dia. Se, a cada dia, nos damos um pouquinho mais de amor, dentro de três meses teremos feito progressos grandes.
Quando estamos aprendendo algo novo, precisamos ser carinhosos conosco. Lembre-se do jardim de que falei anteriormente. Quando aparecer uma erva daninha, arranque-a o quanto antes.


4-APRENDA A SER CARINHOSO COM A SUA MENTE

Não nos odiemos por termos pensamentos negativos. Podemos considerar que esses pensamentos nos constroem e não que nos derrubam. Não temos porque nos culpar por termos experiências negativas. Podemos aprender com elas. Ser carinhosos conosco quer dizer deixarmos de nos culpar, acabando com todo o castigo e dor.
O relaxamento é algo que pode nos ajudar muito, ele é essencial para que possamos nos comunicar com o Poder Interior, porque se alguém está tenso e assustado, obstrui essa energia. Você só precisará de alguns minutos por dia para entregar seu corpo e sua mente ao relaxamento. Em qualquer momento poderá fechar seus olhos, fazer algumas respirações profundas e liberar qualquer tensão que esteja em seu corpo. Ao expirar concentre-se e diga em silêncio: "Eu te amo, tudo está bem".
Você verá como se sentirá muito mais tranqüilo.


Meditação diária

Recomendo acalmar a mente e escutar a sabedoria interior.
Nossa sociedade fez da meditação algo misterioso e difícil, no entanto, é um dos processos mais antigos que existem.
A única coisa que precisamos fazer é relaxar e repetir em silêncio palavras como "amor" ou "paz", ou outra que tenha algum significado importante.
"Om" é um som muito antigo e tenho visto excelentes resultados. Você pode inclusive repetir: "Me amo", "Me perdôo", "Sou perdoado" e depois, apenas permaneça em silêncio por alguns momentos.
Há quem creia que para meditar é preciso fazer com que a mente deixe de pensar. Na realidade, não podemos deter a mente, mas podemos fazer com que nossos pensamentos fiquem mais lentos e simplesmente deixar que eles fluam.
É possível meditar em qualquer lugar e tornar a meditação um hábito. Considere-a uma maneira de concentrar-se em seu Poder Interior, de comunicar-se consigo mesmo e com sua sabedoria interior. Faça-a da maneira que mais lhe agradar.
Algumas pessoas fazem uma espécie de meditação quando caminham ou fazem exercícios. Isso também é certo, é apenas um modo diferente de fazer. Eu, por exemplo, gosto de meditar cuidando do jardim e cavando a terra. É uma meditação maravilhosa para mim!


Visualizar resultados positivos

A visualização é muito importante e há muitas maneiras de fazê-la.
O importante em relação às visualizações é que devem ser compatíveis com você. Do contrário não funcionarão.
Por exemplo, uma mulher com câncer ficava visualizando as células boas do seu corpo atacando e matando as células más do câncer. Relatou que ao término das visualizações, sentia como se não estivesse fazendo algo certo e surgia uma sensação de que algo não iria funcionar.
Eu disse a ela: "Você gosta de matar?"
Eu não me sinto feliz ao imaginar uma guerra no meu corpo. Sugeri que mudasse sua visualização para outra menos agressiva. Acredito que é melhor imaginar um sol que derrete as células doentes, ou um mago que as transforma com sua varinha mágica.
Precisamos fazer visualizações que não agridam nem sejam contrárias ao nosso modo de ser.


5- ELOGIE-SE

A crítica deprime a Alma e o elogio a levanta. Reconheça seu Poder, reconheça o seu Deus Interior. Todos somos expressões da Inteligência Infinita. Quando você se deprecia, deprecia também o Poder que o criou. Diga a si mesmo que é uma pessoa maravilhosa. Se fizer apenas uma vez e não fizer mais, não haverão resultados. Continue ainda que seja um minuto apenas de cada vez. Acredite, à medida que for fazendo, irá se tornando mais fácil. A próxima vez que fizer algo novo ou diferente, ou algo que precise aprender ou que não sabe muito bem como fazer, ofereça-se apoio.


6- ACEITE APOIO

Recorra a seus amigos e permita que eles lhe estendam a mão. Na realidade, é uma prova de força pedir ajuda quando se necessita. São muitas as pessoas que aprenderam a ser auto-suficientes. Não podem pedir ajuda porque seu ego as proíbe.
Ao invés de tentar fazer tudo sozinho e frustrar-se por não conseguir, da próxima vez, peça ajuda.
Junte-se a pessoas que passem a mesma coisa que você, junte-se a grupos de apoio. Quando as pessoas trabalham juntas em um objetivo comum, compartilham suas dores, não para queixarem-se, mas para encontrar uma forma de superar seus problemas, para elevar-se acima deles e crescer.


7- AME AS SITUAÇÕES DIFÍCEIS

Todas elas fazem parte da nossa criação, do mesmo modo que nós fazemos parte da criação de Deus. A Inteligência que nos criou não nos odeia porque cometemos erros ou porque ficamos bravos com os nossos filhos. Essa Inteligência sabe que fazemos o melhor que sabemos e nos ama porque todos somos suas criações, desse modo também podemos nos amar. Todos nós já fizemos escolhas negativas e, se continuarmos nos castigando por elas, se converterão em hábitos e se tornará muito mais difícil fazer escolhas positivas.
Se você passa a vida dizendo: "Odeio meu trabalho. Odeio minha casa. Odeio minhas doenças. Odeio essa relação. Odeio isso, odeio aquilo." Poucas coisas boas poderão entrar em sua vida.
Seja qual for a situação negativa em que se encontre, está aí por algum motivo, pois de outra forma, não seria permitido que entrasse em sua vida.
Por isso, diante de qualquer situação pergunte-se: "Que benefício tiro dessa experiência? O que há de positivo nela?"

O humor é um outro poderoso instrumento, nos liberta das experiências tensas.
Não podemos levar sempre tudo tão a sério e o riso tem um imenso poder curativo. Recomendo que você assista a comédias divertidas quando se sentir deprimido ou de mau humor.
Quando conseguimos ver nossas vidas como uma peça de teatro, que tem um pouco de novela, comédia e drama, conseguimos uma melhor perspectiva e estamos a caminho da cura. O humor nos faz capazes de nos elevar acima da experiência e olhá-la de uma perspectiva mais ampla.



8- CUIDE DO SEU CORPO

Considere seu corpo como uma maravilhosa casa na qual viverá durante algum tempo. Ame e cuide de seu corpo.
Cuide de sua alimentação, faça exercícios que o agradem. Movimente-o!



9- TRABALHE COM O ESPELHO

Insisto na importância do trabalho no espelho para descobrir a causa de um problema que impede o amor próprio. Há várias formas de se trabalhar com ele. Eu gosto de me olhar no espelho logo que me levanto e dizer: "Te amo, que posso fazer por você hoje? Como posso lhe fazer feliz?" Escuto a minha voz interior e ajo em seguida.
Pode ser que a princípio não escute nada, porque talvez esteja tão acostumado a ser repreendido por si mesmo, que seja difícil responder com pensamentos amáveis ou carinhosos.
Se durante o dia acontecer algo desagradável, vá até o espelho e diga: "Te amo de qualquer maneira". Os acontecimentos vêm e vão, porém o amor que sentir por si permanecerá, e será a qualidade mais importante que terá. Se acontecer algo bom, vá ao espelho e diga: "Obrigada!" Agradeça a si mesmo por ter criado uma situação maravilhosa.



10- COMEÇE AGORA MESMO

Não espere que aconteçam coisas maravilhosas para começar a se amar. Se estiver insatisfeito consigo agora e se dedicar a se amar e a se aprovar, então será capaz de desfrutar quando algo melhor vier. Quando aprender a amar-se, começará a amar e a aceitar as outras pessoas.
Não podemos mudar as pessoas. Gastamos muita energia tentando fazer com que os outros mudem. Se empregarmos a metade dessa energia em nós, passaremos a agir de outra maneira e os outros reagirão de maneira diferente.

E também não estamos aqui para agradar aos outros, nem para viver segundo suas diretrizes. Só podemos viver da nossa maneira e caminhar na nossa própria estrada. Viemos para nos realizar e para expressar o amor em seu sentido mais profundo. Você está aqui para aprender e crescer e para aprender e expandir a sua compaixão e compreensão. Quando abandonar esse planeta, não levará seus amigos nem seu companheiro, nem seu carro, sua conta bancária ou seu trabalho. A única coisa que levará será sua capacidade de amar.


Do livro: O Poder está dentro de ti – Louise Hay
Adaptações : Adely




EU INTERIOR

Um dia desses, enquanto consultava o Taro Zen, do Osho, intuí uma forma de compartilhá-lo com vocês.

Mensalmente disponibilizarei cinco mensagens, e como acredito que nossa Alma se comunica conosco através de “sinais”, sinto que essa proposta pode se transformar em algo significativo e profundo.

Vamos tentar?

Peço apenas que não leia o significado das cartas antes de escolher a sua, assim como, caso deseje formular outras quatro perguntas, leia uma mensagem de cada vez.

Respire profundamente por algumas vezes, procure relaxar e foque seus pensamentos na seguinte questão:

“O que a Vida quer me ensinar nesse momento?”

Repita essa frase por algumas vezes, enquanto respira profundamente.

Agora sem racionalizar, apenas observe as cinco palavras abaixo:



1- Suspenso



2- Lótus



3- Galhos



4- Confinamento



5- Maya



Qual delas lhe chama instantaneamente a atenção? Não pense, sinta!


Escolha sua palavra e leia a mensagem. Por mais que a princípio lhe pareça sem sentido, tudo no Universo caminha dentro de uma absoluta sincronicidade e a qualquer hora, você encontrará o significado dessas palavras.







1- SUSPENSO

CARTA: ESQUIZOFRENIA (2 DE NUVENS: MENTE)


O personagem desta carta traz um novo significado à velha idéia de “estar entre a cruz e a espada”! Mas é precisamente nesse tipo de situação que ficamos quando nos deixamos aprisionar pelo aspecto hesitante e dualista da mente. E seja lá qual for a decisão que tomemos, sempre estaremos nos questionando se não deveríamos ter decidido de modo contrário. A única maneira de sair desse dilema é se “lançar”. Desse impasse você não vai conseguir sair valendo-se de fórmulas, pesando os prós e os contras, ou tentando resolvê-lo de alguma outra forma com a sua mente. Melhor seguir o seu coração, se lhe for possível ter acesso a ele. Se não tiver, simplesmente salte - o seu coração começará a bater tão depressa que não haverá engano a respeito de onde ele está!





2- LÓTUS

CARTA: RECEPTIVIDADE (RAINHA DA ÁGUA: EMOÇÕES)


A receptividade representa a natureza feminina, passiva, da água e das emoções. Os braços da figura estão estendidos para cima, para receber, e ela apresenta-se completamente imersa na água. A figura não tem cabeça - nenhuma mente sobrecarregada e agressiva para atrapalhar a sua receptividade pura. E, à medida que ela é preenchida, vai continuamente se esvaziando, transbordando e recebendo mais. O símbolo de lótus que emerge da figura se torna aparente quando estamos em sintonia come ele. A Rainha da Água traz um tempo de desprendimento e de gratidão por tudo o que a vida possa nos dar, sem quaisquer expectativas ou exigências. Nem sentimentos de obrigação, nem idéias de reconhecimento de mérito ou de recompensas são importantes. Sensibilidade, intuição e compaixão são os traços que se destacam, dissolvendo todos os obstáculos que nos mantêm separados uns dos outros e do todo.








3-GALHOS

CARTA: AMISTOSIDADE (2 DE ÁGUA: EMOÇÕES)


Os ramos destas duas árvores floridas estão entrelaçados, e as suas pétalas caídas misturam-se no chão, com suas belas cores. É como se o céu e a terra estivessem interligados pelo amor. As árvores se erguem individualmente, cada qual enraizada no solo, em sua própria conexão com a terra. Desse ponto de vista, simbolizam a essência dos verdadeiros amigos, maduros, cooperativos entre si, espontâneos. Não existe nenhuma ansiedade na ligação entre eles, nenhuma carência, nenhuma vontade de transformar o outro em alguma coisa diferente. Esta carta indica prontidão para entrar nessa qualidade de amistosidade. Ao fazê-lo, você poderá notar que não está mais interessado nos diferentes tipos de dramas e romances em que as outras pessoas estão empenhadas. Não se trata de uma perda. É o surgimento de uma disposição de espírito mais elevada, mais carregada de amor, nascida de uma situação de vivenciamento pleno. É o surgimento de um amor verdadeiramente incondicional, sem expectativas ou exigências.





4- CONFINAMENTO

CARTA: MORALIDADE (RAINHA DAS NUVENS: MENTE)



A moralidade tem restringido aos extremos limites da mente, toda a seiva e a energia da vida. Nesse confinamento, a moralidade não pode fluir, e com isso transformou-se numa “velha ameixa seca”. Seu comportamento como um todo é muito “conveniente”, inflexível e severo, e ela está sempre pronta a ver cada situação apenas em branco e preto, como a jóia que a figura traz em volta do pescoço.
A Rainha das Nuvens vive oculta na mente de todos nós que fomos criados com rígidos padrões a respeito do que é bom e do que é mau, do pecado e virtude, do que é aceitável e não aceitável, moral e imoral. É importante lembrar que todos esses julgamentos da mente são apenas produtos do nosso condicionamento. E nossos julgamentos, quer aplicados a nós mesmos ou aos outros, impedem-nos de experienciar a beleza e a natureza divina que habita dentro das pessoas. Apenas quando rompemos a prisão do nosso condicionamento e alcançamos a verdade dos nossos próprios corações é que podemos começar a enxergar a vida como ela realmente é.





5- MAYA

CARTA: CONSCIÊNCIA (ARCANOS MAIORES N. 7)



O véu da ilusão ou “maya”, que tem estado impedindo que você perceba a realidade como ela é, está começando a queimar-se. Tal fogo não é a chama aquecida da paixão, mas a flama fria da consciência. À medida que o véu vai sendo queimado, o rosto de um Buda delicado e infantil torna-se visível. A consciência que está crescendo em você nesse momento não é o resultado de algum “fazer” consciente, nem é preciso que você se esforce para fazer alguma coisa acontecer. Qualquer impressão que você possa ter de que vinha tateando no escuro está se desfazendo agora, ou logo se dissipará. Deixe-se assentar, e lembre-se de que, bem no fundo, você é apenas uma testemunha, eternamente silenciosa, consciente e imutável. Um canal está se abrindo agora a partir da esfera de atividades até o centro do testemunhar. Ele o ajudará a atingir o desapego, e uma nova consciência removerá o véu dos seus olhos.






* Embaralhei as cartas e retirei cinco, pedindo orientações aos leitores da nossa Revista. Na próxima edição, apresentaremos um novo jogo!




ESPAÇO DO COLABORADOR


“...Se rejeitamos uma parte de nós, desistimos do futuro...” Marion Woodman



As Mulheres são guerreiras por natureza (não que os homens não sejam, é que cada um a seu modo)...são elas que estão, sem ter tanta consciência disso, responsáveis em despertar o Matriarcado adormecido pelo tempo e espaço presente (e esquecido) dentro de cada mulher e cada homem.

Estamos juntos, homem e mulher, para realizar esse retorno de um mundo mais humanizado e holístico, um mundo com mais graça e charme, com mais amor e assertividade...enfim, fazendo, finalmente, a integração dessas polaridades que por muitos séculos vem se encontrando e desencontrando e, nesse movimento, evoluindo em direção à individuação.

É esse o preço: transitar nos exageros para compreender, para transformar e poder viver sob o equilíbrio nas relações e que envolvem não só a questão pessoal como a profissional.

Mas todo esse percurso é interno, é na coragem de olhar para nosso próprio espelho e encarar, literalmente, nossa pele, nossa fala no olhar, nosso modo de pensar e abraçar sem medo, esse confronto.

Retirar as máscaras diante do espelho e enxergar sua alma feminina, dolorida ou não, reverenciar seu reflexo mais verdadeiro.

Mas quem será que está por baixo dessa máscara?

Que reflexo é este?

O que você vê?

Quem você vê?

Suas relações, seu parceiro, sua mãe?

Ou sua criança?
É um ponto a se pensar, a mulher que se expressa através da alma da Criança, que ferida clama por algum reflexo copiado de algum lugar, de alguém ou algo que lhe mostre outras coisas que não seja a sua verdade.

E assim se confina na dor constante e na repetição de relacionamentos indignos que, de modo cíclico vai envelhecendo com seus sonhos, desejos de mulher e cada vez mais distantes de realizá-los.

É condição do ser humano desenvolver-se psiquicamente e a vida não tem perdão nesse ponto.

Ela vai mesmo mandar lição de casa e essa mulher, se não observa sua própria história e quais as rotas a serem seguidas do mapa interno, vai se perder e não vai se achar mais.

E adoece!!!!
Adoece porque se rejeita, porque pedi emprestado o amor de fora que tem que vir de muito longe e que nem sempre é para ficar, apenas para trazer recados de algo que necessita ser transformado.
E no não entendimento do diálogo que a vida tem com as pessoas através de diversas histórias que vivem no dia-a-dia, aonde vão se desenhando novas possibilidades da alma e do corpo. Ela vai achando que não há mais motivo para se alegrar, fica presa nas perdas e acredita que é só isso que consegue dar a si mesma.

Quando na verdade é essa rejeição, que quando vista de outro lado, vai modificar tudo ao seu redor.
E aos poucos permitir que novos reflexos surjam e que venham alinhavados com a alegria de sentir-se inteira, renovada, acariciada pelo próprio respeito e amor por ser quem você “é”.
E compreender que você só “está” nessa constante im-permanência de ser ...de repente tudo pode mudar!!!

Acorde para você e suas forças!!!!


Texto de: Lana Cristina Barbieri




AFIRMAÇÕES POSITIVAS


AFIRMAÇÕES PARA A PROSPERIDADE


“SOU UM SUCESSO E PROSPERO”

“AS OPORTUNIDADES VÊM A MIM COM FACILIDADE”

“TENHO UMA MENTE MILIONÁRIA”

“TENHO TUDO O QUE QUERO”

“O DINHEIRO VEM A MIM COM FACILIDADE”

“MINHA VIDA FINANCEIRA É PRÓSPERA”


Escolha uma frase, aquela que chamar mais sua atenção.
Repita-a mentalmente por alguns minutos. Surgiram pensamentos contrários? Ou uma sensação estranha? Esses são os seus “nãos”, e todos nós temos tantos deles!
Ainda que lhe pareça tolo ou falso, persista. Não como uma obrigação, mas como uma meditação ou oração, até o dia em que seja agradável repeti-la.
Mantenha-se num estado positivo a maior parte do tempo. E fique atento às oportunidades e às suas intuições. Muitas vezes o Universo age através de nós. Por isso, quando sentir uma forte certeza interior e uma profunda paz invadindo o seu corpo, simplesmente aja!





FLORAIS DE BACH

Como comentamos na edição anterior, os Florais de Bach, assim como todos os tipos de terapias complementares, não substituem o tratamento médico.

Dr Bach, ao longo de sua vida, descobriu 38 essências florais. Cada essência trata um estado emocional, visando reequilibrá-lo, já que todo processo negativo é, na verdade, uma virtude em desequilíbrio.

Para facilitar a administração, Dr. Bach dividiu essas 38 essências em 7 grupos:

*O GRUPO DO MEDO
*O GRUPO DAS INCERTEZAS E INSEGURANÇAS
*O GRUPO DA FALTA DE INTERESSE NO PRESENTE
* O GRUPO DA SOLIDÃO
* O GRUPO DA HIPERSENSIBILIDADE ÀS INFLUÊNCIAS E IDÉIAS EXTERNAS
* O GRUPO DO DESALENTO E DO DESESPERO
* O GRUPO DO CUIDADO EXCESSIVO COM OS OUTROS

* Consulte um Terapeuta Floral!





O GRUPO DO MEDO


Mimulus- mimulus guttatus


Relaciona-se com as qualidades da alma ligadas à coragem e à confiança. No estado negativo de Mimulus, precisamos aprender a superar nossos medos.
As pessoas do tipo Mimulus têm um ou mais medos concretos, como por exemplo o medo de escadas rolantes, o medo do câncer. São medos tangíveis, que surgem na vida de todos os dias, como ficar nervoso ao convidar pessoas a irem a nossa casa, ou medo de tomar injeção na cadeira do dentista. Essas pessoas nunca falarão abertamente dos seus temores, mas se lhes for feita uma pergunta direta, esta produzirá mais e mais ansiedades e medos: medo de ficar só, medo de brigas por causa do dinheiro para a manutenção da casa, medo de insetos etc. A lista dos medos do tipo Mimulus é interminável. Inclui praticamente todas as variedades do tema dos grandes medos arquétipos a que o homem está sujeito na face da Terra.
Alguns especialistas são da opinião que os medos do tipo Mimulus representam um resíduo do medo arquétipo do recém-nascido, o medo do mundo cruel e da vida no corpo físico. As pessoas no estado negativo de Mimulus dizem, às vezes, que a vida na terra é como um fardo nas costas, e que elas desejam amiúde poder simplesmente retirar-se dela.
Pessoas com traços acentuados de Mimulus tendem a ser de constituição delicada ou a patentear outros sinais externos de delicadeza. Algumas nos lembram bonecas em forma humana. Outras parecem camundongos assustados, sempre precisadas de certa dose de proteção. Os tipos de Mimulus, muito sensíveis fisicamente, podem, na presença de outros, ruborizar-se ou sentir de repente um entalo na garganta. Outras falam demais, por puro nervosismo, dão risadinhas abafadas e despropositadas, ou ficam com as palmas da mão úmidas. Existem também as que são capazes de disfarçar o seu estado negativo de Mimulus, dando a impressão de serem fortes e extrovertidas na vida de todos os dias. Só quando lhes dirigimos um segundo olhar reparamos que elas na realidade, são reservadas e sensíveis, e que, bem no fundo do coração, realmente não querem saber de muita intimidade com o mundo. Eis aí um traço que se descobre com freqüência, em artistas, músicos, atores e pintores.
As pessoas no estado negativo de Mimulus requerem padrões mais sutis, e são, primeiro que tudo, incapazes de aceitar o mesmo que os outros - preferem luzes menos ofuscantes, menos comida, número menor de atividades - são hipersensíveis a muitas coisas no meio ambiente, sentindo-se como um beija-flor preso numa colônia de gralhas.
Muitas pessoas do tipo Mimulus caem de cama se a pressão for demasiado forte. Exibirão, nesse caso, a sua “dor de cabeça”, a “sua cistite”, e coisas assim. Os pacientes do tipo Mimulus inclinam-se também a ser cuidadosos demais na convalescença, retardando, com isso, o processo de recuperação.
As pessoas do tipo Mimulus habitualmente são pacíficas, sobretudo pela sua sensibilidade, mesmo que sofram um ataque de raiva, este nunca será violento, sendo tão ameaçador para o ambiente quanto uma borboleta furiosa.
As pessoas que necessitam com freqüência de Mimulus precisam aprender duas coisas. Primeiro, a viver com sua constituição sensível, que é, de fato, primorosa. Isso significa também a capacidade de retirar-se do mundo, às vezes, sem se sentir culpado, a fim de recarregar as baterias e proporcionar aos nervos a oportunidade de recobrar-se. É muito importante para elas terem o seu quarto. Os tipos de Mimulus também precisam entrar em acordo com o fenômeno do medo, e compreender que o seus pensamentos ansiosos são forças propensas a materializar-se, como todos os pensamentos; toda nova ansiedade reforçará a primeira, atando novas energias e fazendo a pessoa enredar-se cada vez mais em suas ansiedades.
“No mundo passais por aflições; mas tende bom ânimo, pois eu venci o mundo”. Essas palavras do Evangelho de João fornecem a chave do estado de Mimulus. Enquanto a personalidade usar apenas padrões mundanos, ver-se-á, muitas e muitas vezes, fazendo face a medos concretos. Se ela, todavia, se deixar guiar pelas leis da alma, renunciar às suas limitações mundanas e voltar-se mais para o grande Todo, será capaz de vencer o mundo, isto é, os medos.
Tomando Mimulus, encontramos o caminho para sair da confusão dos medos e ansiedades, de volta a nossa natureza verdadeira. Verificaremos que o medo, primeiramente, é um problema da nossa própria mente e pode ser enfrentado por ela, de modo que aprendemos a tratá-lo mais efetivamente. Dessa maneira, uma pessoa do tipo Mimulus pode crescer para além de suas ansiedades e usar o seu belo senso de humor e a sua compreensão humana para ajudar os que se encontram na mesma situação.
Quando Mimulus aparece na entrevista para o diagnóstico, o medo concreto do momento deve ser mencionado especificamente mais de uma vez na conversação e deve dizer-se que Mimulus ajudará a resolver o bloqueio da ansiedade. Se a ansiedade desaparecer no decurso do tratamento, a experiência mostra que várias outras ansiedades se dissolverão ao mesmo tempo.

SINTOMAS-CHAVE
Medos específicos que podem ser nomeados; acanhamento; timidez; medo do mundo.

A CRIANÇA MIMULUS
É aquela envergonhada e tímida, que tem medo de enfrentar o mundo, de ficar sozinha, do escuro, de bichos, de ir à escola ou do mar. Esconde-se atrás da mãe diante de estranhos.



QUALIDADES QUE A ESSÊNCIA VAI DESENVOLVER
Mimulus, das flores douradas, vai nos dar a coragem para desfrutar a vida sem medo, enfrentando experiências e dificuldades. Vai nos trazer mais facilidade no relacionamento com os outros.


SUA DESCOBERTA
Foi provavelmente a primeira flor descoberta por Dr. Bach, em 1.928


A FLOR
É interessante notar, que as plantas escolhidas por Dr. Bach tem uma relação importante entre o seu modo de nascer e viver na natureza e a personalidade das pessoas a quem irá ajudar.
As grandes flores de Mimulus são amarelas, solitárias. Crescem às margens de riachos de águas límpidas, córregos ou locais úmidos, fixando-se timidamente nas pedras e no solo.
Aos poucos suas raízes vão se aprofundando, mais dentro do que fora da água, escondendo suas folhagens e flores.
O início de vida tímido, entregando-se ao curso da vida gradativamente, é uma características das pessoas que necessitam de Mimulus.


“A conquista de nossa liberdade, da nossa individualidade e independência irá requerer, em muitos casos, uma grande dose de coragem e fé”. Dr. Bach





OSHO: UM MESTRE EM AUTO-AJUDA


CONSCIÊNCIA


"Uma das coisas mais importantes que o homem terá de entender é que está "dormindo". Mesmo quem acredita que está acordado, não está. Seu estado de vigília é muito frágil, seu estado de vigília é tão insignificante que carece de importância por completo. Sua vigília é uma bonita palavra, mas totalmente vazia.
As pessoas dormem à noite e dormem durante o dia... do nascimento até a morte, vão trocando suas pautas de sonhos, mas nunca chegam a despertar de verdade.
Só porque seus olhos se encontram abertos, não se engane pensando que você está acordado. A menos que possa abrir os olhos interiores, a menos que seu interior se encha de luz, a menos que possa ver a si mesmo, reconhecer quem de verdade é, não poderá crer-se acordado.
Essa é a maior ilusão em que vivem os homens. E se alguém se convence de que está verdadeiramente desperto, então já não há sentido fazer nenhum esforço para de fato despertar.
A primeira coisa que deve gravar bem em seu coração é que você está dormindo, completamente adormecido. Está sonhando dia após dia. Às vezes, sonha com os olhos abertos, outras, com os olhos fechados, mas sempre está sonhando.
É óbvio que os sonhos sempre carecem de sentido. Tudo o que você pensa é insubstancial, tudo o que projeta segue formando partes dos seus sonhos e nunca lhe permitirá ver a realidade.
Por isso todos os budas insistiram na mesma coisa: DESPERTAR! Ao longo dos séculos, todos os ensinamentos podem se resumir a uma única frase: "DESPERTE!" E, para isso, desenvolveram-se métodos, estratégias, contextos, espaços e campos de energia, tudo para promover o despertar.
O fato é que, na maioria das vezes, a menos que sofra um choque que o sacuda de cima a baixo, o despertar não acontecerá. O sonho durou tanto tempo que cada célula do seu corpo e cada fibra da sua mente se encheram de ilusões. É por isso que as pessoas dizem necessitar de um grande esforço para se manterem despertas, alertas e conscientes. Sentem necessitar de um grande esforço para se tornarem apenas "testemunhas" de si mesmos.
Por isso, o silêncio interior é o espaço em que alguém se encontra desperto, enquanto que, na mente ruidosa, permanece alguém que está dormindo. Se sua mente continua tagarelando, você está dormindo. Se a mente desaparecer e você puder ouvir o canto dos pássaros e não houver nenhuma mente funcionando dentro da sua cabeça, então a consciência estará aflorando em você. Ela não vem de fora, surge de dentro de você e em você se expande.


O ENTENDIMENTO: RENÚNCIA

Jamais uso a palavra renúncia. O que digo é: "goze da vida, do amor, da meditação, das belezas do mundo, do êxtase da existência... goze de tudo! Transforme o mundano em sagrado.
Transforme a sua vida num paraíso “E assim, indiretamente, certa renúncia começa a surgir. Mas, é algo que ocorre, não que você faz. Naturalmente você começará a renunciar às suas tolices, ao "lixo", às relações insensatas, aos trabalhos que não satisfazem o seu Ser, a lugares nos quais não é possível crescer. Mas isso não é renúncia, é entendimento, consciência.
Se você levasse pedras nas mãos acreditando serem diamantes, eu não lhe diria para que renunciasse a essas pedras. Limitar-me-ia a dizer-lhe: "Mantenha-se alerta e olhe mais uma vez".
Se você mesmo visse que não eram diamantes, que esforço teria de fazer para jogá-las? Nenhum! Elas cairiam de suas mãos por si mesmas.
Caso desejasse seguir carregando-as mesmo depois de saber que não eram diamantes, teria que aplicar muita vontade para continuar levando-as. Ainda assim, não conseguiria mantê-las por muito tempo mais, pois, assim que percebesse que eram inúteis, que não valiam nada, surgiria imediatamente um profundo desejo de arremessá-las.
E, quando as mãos ficam vazias, conseguem procurar autênticos tesouros. E os tesouros não estão no futuro. Eles estão aqui, agora mesmo."


"...Vivemos sem prestar nenhuma atenção ao que ocorre ao nosso redor. Sim, chegamos a ser muito eficientes no que se refere a "fazer coisas". Tudo o que fazemos, o fazemos tão eficientemente que não necessitamos nenhuma consciência para fazê-lo. Torna-se algo mecânico, automático. Funcionamos como robôs. Nesse estágio, ainda não nos podemos dizer "homens", somos como máquinas.
Você já viu um animal na mata? Notou o quão vivo ele parece e a cautela com a qual se move? Já observou um pássaro pousado numa árvore? O quão vivamente ele vigia tudo o que ocorre ao seu redor? Quando nos aproximamos de um pássaro, ele permanece ali, até certa distância. Basta mais um passo e ele imediatamente voa. Isso porque ele tem uma clara consciência em relação ao seu território. Se alguém adentra seu território, ele sente como algo perigoso.
Se prestar bem atenção ao que se passa ao seu redor, ficará surpreso ao notar que o homem parece o animal mais "adormecido" da Terra.
O homem se encontra em um estado muito triste. E penso que o significado da parábola cristã da queda de Adão e Eva e da expulsão do Paraíso esteja relacionado ao fato de terem comido o fruto da árvore do conhecimento, ou seja, foram expulsos porque se converteram em "mentes" e perderam a "consciência".
Assim, o caminho é recuperar a consciência. Para isso, é necessário expulsar de seu sistema tudo o que você foi reunindo em forma de preconceitos e crenças coletivas.
A consciência é a diferença entre a vida e a morte. Não se está vivo pelo fato de respirar, nem porque o coração pulsa. Fisiologicamente, podem mantê-lo vivo em um hospital, sem nenhuma consciência.
Os budas têm uma definição diferente de vida. Sua definição se apóia na consciência. Não dizem que alguém está vivo porque pode respirar, nem porque o sangue circula; dizem que alguém está vivo, quando se encontra "desperto em consciência". Assim, com exceção dos despertos e das crianças pequenas, ninguém está verdadeiramente vivo; são zumbis que andam, falam, fazem coisas, assim como robôs.
Examine sua vida. Perceba se tudo o que faz lhe parece confuso e o confunde ainda mais. Perceba se há clareza e percepção. Perceba se você se sente alerta, vivo. Sua visão das coisas é real? Você escuta de fato o que as pessoas dizem? Certamente muitas coisas entram pelos seus ouvidos e olhos, mas, aí dentro, você sente que "alguém" ouve e vê?
É provável que seus olhos e seus ouvidos sigam escutando e vendo, mas que interiormente não haja uma correta compreensão acerca daquilo que entra em você. Será que ainda assim você se sente consciente?
Se conseguir perceber que não está consciente, surgirão meios para que você se torne. O primeiro passo para a consciência é a VIGÍLIA. Aprenda a observar-se. Observe suas ações e os pensamentos que passam pela sua mente. Observe os desejos que se apoderam de você. Observe inclusive os pequenos gestos: andar, falar, comer, tomar banho. Siga observando sempre! Permita que tudo se converta em uma oportunidade de auto-observação.
Não se alimente mecanicamente, nem se limite a engolir. Mantenha-se alerta. Mastigue bem e não deixe de estar alerta... e você se surpreenderá com o quanto perdeu até agora, porque cada pequena porção proporcionará a você uma enorme satisfação.
Permita-se cheirar, tocar, sentir a brisa e os raios de sol. Olhe a lua e sinta-se como um lago calado e vigilante, e a lua se refletirá em você com enorme beleza.
Mova-se pela vida mantendo-se em constante observação. É óbvio que se esquecerá uma ou outra vez. Não se atormente por isso, pois é algo natural. Durante milhões de vidas, você nunca esteve alerta, é lógico que se esquecerá uma ou outra vez. Mas, assim que perceber, volte a vigiar.
É importante que, quando perceber que se esqueceu de observar, não fique triste, nem se culpe; se o fizer, estará simplesmente perdendo tempo outra vez. Não se sinta errado, nem pecador, isso é perda de tempo! Nunca perca tempo se arrependendo do passado. Viva o presente.
E a menos que ponha todos os seus esforços em despertar, isso não ocorrerá. Os esforços parciais são inúteis. Não se pode ser algo pela metade, não se pode ser morno, isso de nada servirá. A água morna não se evapora. A transformação ocorrerá quando puser toda a sua energia nisso."


..."O sofrimento é um estado de inconsciência. Sofremos porque não somos conscientes do que estamos fazendo, pensando e sentindo... e por isso nos contradizemos continuamente. A ação se move em uma direção, o pensamento em outra e o sentimento em outra. Vamos nos fazendo em pedaços, a cada dia mais fragmentados. Isso é sofrimento: perder a integridade, a unidade. O fato, é que nos perdemos do centro e nos tornamos a periferia.


Para despertar a consciência é importante começar a prestar atenção em seu corpo. Isso faz com que, pouco a pouco, surja um estado de alerta em cada gesto e em cada movimento. E com isso, muitos maus hábitos vão naturalmente sendo deixados para trás. O corpo vai se tornando mais solto, mais vivo, mais ousado e uma profunda paz começa a surgir, como se uma música sutil constantemente ressoasse através dele.
Depois disso, é importante se tornar consciente dos pensamentos. Esses são mais sutis do que o corpo e também mais perigosos. Garanto que, quando alcançar a consciência dos pensamentos, se surpreenderá com as mudanças que ocorrerão em seu interior.
Experimente escrever por apenas dez minutos todos os pensamentos que lhe passarem pela mente. Perguntará espantado: "Mas é isso o que ocorre dentro de mim?"
Permita-se escrever sem interrupção ou julgamento e verá uma mente louca diante de si!
Não somos conscientes dessa loucura que flui constantemente como uma corrente subterrânea dentro de nós. E essa corrente afeta tudo o que de mais importante temos na vida. A soma de tudo isso será o resultado daquilo que você chama de "minha vida".
E quando seu corpo e sua mente estiverem em paz, verá que se tornaram sintonizados e que entre eles existe uma "ponte". Já não mais correrão em direções opostas, já não cavalgarão em dois cavalos. Pela primeira vez, estarão de acordo e esse acordo constitui uma ajuda imensa para trabalhar o terceiro passo: tornar-se consciente de seus sentimentos, emoções e temperamentos.
E quando se tornar consciente dessas três coisas, todas se unirão em um único ritmo. E quando essas três partes se tornarem uma, funcionando perfeitamente e cantarolando em uníssono, ocorrerá o quarto passo.
O quarto passo é um presente. É uma recompensa para aqueles que fizeram o trabalho nos três passos anteriores. O quarto passo é a consciência definitiva, é a consciência da própria consciência. Esse é o estado de um buda (desperto). E, nesse estado, a vida é uma completa bem-aventurança. O corpo conhecerá o absoluto prazer; a mente, a completa felicidade; o coração, a alegria e a Alma, a bem-aventurança.
A bem-aventurança é o objetivo final de todas as Almas, e a consciência é o caminho que leva a ela."

Trechos do livro "Consciência" - Osho





DICAS

MEDITAÇÃO


A prática da meditação não só tranqüiliza a mente, mas também acalma reações prejudiciais do organismo ao estresse que conduzem às doenças cardíacas e à diabete, disseram pesquisadores na segunda-feira. Num teste clínico conduzido ao longo de 16 semanas com pacientes portadores de cardiopatias e cuja média de idade era 68 anos, aqueles que aprenderam os princípios da meditação transcendental, da secular tradição védica indiana, tiveram vários benefícios à saúde.

Já foi demonstrado anteriormente que a meditação reduz a pressão sanguínea, mas pesquisadores do Centro Médico Cedars-Sinai, em Los Angeles, constataram que a prática também reduz a variabilidade do ritmo cardíaco e a sensibilidade à insulina. A batida cardíaca é controlado pelo sistema nervoso autônomo do organismo, que pode ser adversamente afetado pelo estresse, e a variabilidade pode prejudicar o sistema cardiovascular, disse o estudo publicado no Archives of Internal Medicine.

A resistência à insulina, uma precursora da diabete, ocorre quando o corpo se torna cada vez menos capaz de utilizar a insulina produzida pelo pâncreas para converter em energia a glicose presente no sangue. O estresse crônico pode ser o denominador comum que perturba as funções automáticas do corpo, disse a autora do estudo, Maura Paul-Labrador.

"O estresse provoca a liberação de cortisol e outros hormônios e neurotransmissores que, com o tempo, prejudicam o sistema cardiovascular. Em lugar de modificar o estresse propriamente dito, a meditação transcendental pode modular a reação ao estresse, de maneira semelhante ao impacto fisiológico do condicionamento por exercícios físicos", compara.


QUAIS OS EFEITOS DA PRÁTICA DA MEDITAÇÃO

Devido ao ritmo acelerado da vida, nem sempre é possível desligar da atividade. Mesmo quando conseguimos afastar-nos, a mente é incapaz de se aquietar naturalmente devido ao stress e tensão acumulados.

A meditação permite que a mente se aquiete automaticamente, alcançando um estado perfeitamente calmo, integrado e alerta, em que o corpo repousa profundamente.

Mais de 500 estudos científicos, realizados nos últimos 39 anos, em mais de 200 Universidades e Institutos de pesquisa independentes em cerca de 30 países, comprovam os benefícios da Meditação em todas as áreas da vida: mente, corpo, comportamento e meio ambiente.


MELHOR SAÚDE: ELIMINAÇÃO DO STRESS, REJUVENESCIMENTO E NORMALIZAÇÃO DA HIPERTENSÃO

O repouso profundo é o antídoto natural para o stress. Pesquisas publicadas no "Scientific American" e "The American Journal of Physiology" indicam que o repouso adquirido durante a MT dissolve a fadiga e elimina o stress, que é a semente da maioria das doenças. A prática da MT integra a fisiologia como um todo, reforçando o sistema imunológico e criando a base para uma vida saudável.

Os estudos científicos também comprovam que a prática regular da meditação reduz a idade biológica. Praticantes regulares de MT evidenciam uma idade biológica equivalente à idade de uma pessoa entre 5 a 15 anos mais jovem.

Em Novembro de 1995, a revista "Hypertension" da Associação Americana do Coração, publicou um estudo científico em que se mostra claramente que a meditação é mais eficaz na cura da hipertensão arterial, do que os medicamentos mais poderosos hoje existentes no mercado e ainda com a vantagem de não produzir efeitos secundários.


AUMENTO DA CAPACIDADE MENTAL: MAIS CRIATIVIDADE, MELHOR MEMÓRIA E MAIS CAPACIDADE DE APRENDIZAGEM

Os psicólogos acreditam que utilizamos 5-10% do nosso potencial mental. Isto quer dizer que na nossa atividade diária utilizamos apenas uma fração reduzida do potencial disponível. Também significa que utilizamos uma parcela limitada da nossa criatividade e inteligência para tomar decisões que afetam o dia-a-dia e o nosso futuro.

Durante a prática da meditação, a mente aquieta-se espontaneamente, fazendo com que experimentemos os níveis mais profundos da atividade mental. Essa experiência desenvolve a habilidade de utilizar um potencial mental cada vez maior. Como resultado disso, há um aumento de inteligência, a percepção torna-se mais aguçada e o pensamento mais claro e criativo, o que naturalmente leva a decisões e atitudes mais corretas.


EMPRESAS MAIS CRIATIVAS, MAIS PRODUTIVAS, MAIS RENTÁVEIS: MELHOR AMBIENTE NO TRABALHO

Efeitos semelhantes aos descritos nos capítulos anteriores, foram constatados em empresas que implantaram o programa de MT, onde além da melhoria no relacionamento, se verificou um aumento na produtividade, eficiência, interesse pelo trabalho e uma diminuição de problemas com a saúde.

Em Maio de 1996, a CNN transmitiu um documentário, onde executivos da FORD, IBM, GENERAL MOTORS (EUA), SUMITOMO, SONY (Japão) e TATA Industries (Índia), entre outras empresas, salientaram os extraordinários benefícios que obtiveram, ao ser introduzido o programa de MT nestas empresas, em todos os níveis laborais, incluindo a administração.


PAZ MUNDIAL: MELHORIA GLOBAL DA QUALIDADE DE VIDA

O estado de repouso fisiológico e alerta mental experimentado na prática da meditação, produz coerência na fisiologia cerebral, gerando mais ordem no pensamento e harmonia no comportamento do indivíduo. Essa influência estende-se automaticamente ao meio ambiente. Pesquisas demonstraram que apenas 1% da população praticando meditação, é o suficiente para produzir uma influência de coerência que reduz as tendências negativas e melhora a qualidade de vida na sociedade. Esta é uma fórmula prática para criar a paz no mundo.


O desabrochar da mente meditativa

A mente é como um lago, sua superfície está coberta por ondas de pensamento. Para ver com clareza, você primeiro tem que aprender a aquietar estas ondulações, tornar-se o mestre de sua mente, e não seu servo. Na maior parte de seu dia a mente é lançada de um pensamento a outro, puxada por desejos e aversões, emoções e memórias, prazeres e desprazeres. De todas as forças que agitam-na são os sentidos que mais perturbam a concentração, dando margem a fantasias e desejos. Uma melodia romântica no rádio transporta à primeira vez em que você a ouviu, da mesma forma que um cheiro tentador ou um arrepio podem abalar seus pensamentos. De todos os sentidos, a visão e a audição são os mais poderosos, sempre dispersando a mente e desperdiçando valiosa energia mental. Por esta razão a meditação usa tanto os sons (mantras) como as imagens.

A mente, por sua natureza, está constantemente à busca de felicidade, esperando inutilmente encontrar satisfação quando atinge algo que deseja. Ao adquirir o objeto desejado, ela temporariamente silencia, mas depois de alguns poucos momentos todo o modelo começa novamente, porque ela permanece inalterada e o verdadeiro desejo por uma plenitude que não dependa de situações externas, permanece carente de realização.

Imagine, por exemplo, que você sai à rua e compra um novo carro. Por algum tempo você se sente orgulhoso e satisfeito – a mente está tranqüila. Mas logo você começa a ansiar por um modelo mais novo ou uma cor diferente, ou começa a se preocupar com a probabilidade dele ser roubado ou batido. O que começou como um prazer se tornou mais uma fonte de descontentamento; para aquietar um desejo, muitos outros foram criados.

Yoga nos ensina que nós possuímos uma fonte de alegria e sabedoria dentro de nós, um fundo de tranqüilidade que nós podemos perceber e usar como alimento quando o movimento da mente está quieto. Se nós pudermos canalizar este desejo de contentamento para dentro de nós ao invés de atá-lo a objetos externos que são efêmeros por natureza, nós poderemos descobrir como viver em paz.


Testemunhando o jogo dos pensamentos

Durante a meditação, você experiencia a mente como um instrumento. Até mesmo concentrando-se alguns poucos períodos a cada dia, você começa a ver quanto movimento existe na mente e quão pouco você vive o presente. A partir deste breve encontro com um diferente modo de percepção, você pode aprender a observar e então mudar seu modo de pensar. Uma das ferramentas mais usadas para controlar a mente é parar de associá-la com suas emoções, pensamentos e ações. Ao invés de se identificar com eles, você simplesmente os deixa para trás e assume o papel de testemunha, como se você estivesse observando outra pessoa. Observando a si mesmo desapaixonadamente desta forma, sem julgamento ou elogio, seus pensamentos e emoções perdem poder para você, que começa a ver corpo e mente como instrumentos que você pode controlar. Separando-se do jogo do ego, você aprende a ter responsabilidade para consigo mesmo.


Meditação na vida diária

Você não estará propenso a obter sucesso em dominar a mente na sua breve sessão de meditação se você lhe der livres rédeas no restante do tempo. Quanto mais tempo você gasta com a mente concentrada, mais rapidamente você conseguirá focar-se ao sentar para meditar. Além das técnicas de meditação, há muito que você pode fazer para manter sua mente centrada. Enquanto caminha, por exemplo, tente sincronizar sua respiração com seus passos – inspire durante três passadas, expire por outras três. Respirar lentamente e com controle aquieta a mente também. Quando estiver lendo um livro, teste sua concentração parando no final da página para ver de quanto você se lembra.

O mais importante de tudo é manter seu pensamento o mais positivo possível. Em dias em que sua paz mental está abalada por raiva ou infelicidade, você pode freqüentemente se acalmar focando na emoção contrária – opondo a sentimentos de ódio o amor; à dúvida a esperança. Usando estas simples técnicas, você irá pouco a pouco acostumar sua mente a um estado de concentração. Você começará a perceber que influências externas estão tendo menos efeito sobre você. Mesmo que você tenha uma semana difícil no escritório ou um divertido final de semana, seu humor permanece equilibrado, sua força interior está aumentando. Você passa a entender que no meio da mudança há a essência da vida, e que nela você pode permanecer constante e seguro.

As doenças do coração atingem cerca de 12 milhões de pessoas nos Estados Unidos e são caracterizadas pelo progressivo acúmulo de gordura, obstruindo as artérias coronárias, o que gradualmente suprime o oxigênio do músculo cardíaco. O bloqueio completo de uma artéria pode levar a um infarte.

Um recente estudo publicado num jornal americano indica que a prática de meditação transcendental, durante 20 minutos, duas vezes ao dia, tem um efeito positivo e mensurável na formação dos depósitos de gordura presentes nas artérias ou na arteriosclerose.

A medição foi feita com ultra-som e o decréscimo registrado foi discreto, porém significativo, cerca de 98 centésimos de milímetro. Essa pequena redução nos acúmulos pode reduzir o risco de um ataque do coração em cerca de 11 por cento, e o de um derrame em 15 por cento.

Chinelo Haney, um dos nove autores do trabalho afirma que: “Uma vez que o corpo tenha sentido o profundo relaxamento, proporcionado pela meditação transcendental, nós conseguimos perceber uma atenuação do processo de estresse”.

Por parte de algumas autoridades médicas, ainda há a necessidade de um estudo mais abrangente em relação ao assunto, pois estudos anteriores também relacionaram a prática de meditação transcendental com a queda da pressão sangüínea, mas os efeitos pareceram ser transitórios.


Meditação do amor

Limpando o coração

Procure um lugar tranqüilo. Se você gostar, coloque seu incenso preferido e uma música suave baixinha. Comece respirando normalmente por mais ou menos 5 minutos e depois faça respiração em 7 vezes. Recordando: inspire contando até 7, segure a respiração contando até 7 e expire contando até 7.

A cada respiração, solte o corpo, cada vez mais e mais. Sinta-o pesado e relaxado. Agora, comece a mentalizar seus pés e, devagar, suba a sua atenção pelo corpo todo até chegar a cabeça, observando pontos de tensão e colocando uma luz verde que você mentaliza, vindo do espaço, nos pontos tensos e doloridos. Sinta-os se desfazerem.

Relaxe, respire e mentalize uma luz violeta que entra pelos seus pés, sobe pelo corpo, chega até a cabeça e volta ao seu coração.Quando a luz violeta passar pela sua cabeça, deixe-a levar consigo todas as suas preocupações e ao chegar ao coração ela leva também suas mágoas, dores e aborrecimentos... Sinta como tudo se dissolve em uma fumaça que sai pelas extremidades se suas mãos e pés e vai para o espaço onde é purificada e volta em luz para você. Você respira o raio violeta e se sente pleno com ele.

Do seu coração, você manda o raio violeta para o planeta Terra (mentalize primeiro), que a envolve como um grande aspirador, tirando todas as energias estagnadas, limpando-a e jogando para o espaço novamente as energias que escurecem a Terra. As nuvens negras começam a se dissipar e você observa já uma diferença na Terra. Toda esta energia que saiu da terra, vai para o espaço onde é purificada e volta a Terra em doses de amor, compaixão e paz. Envolva a Terra com uma luz brilhante a que você quiser escolher ou: azul, dourada, rosa, branca, verde, vermelho rubi e violeta.

Veja a Terra: observe-a, olhe suas matas, rios, lagos, mares, montanhas, cachoeiras, o que você quiser... Perceba como ela está mais clara, mais bonita. Veja a grandiosidade deste planeta. reverencie-o. É assim que desejamos o nosso planeta.

A Terra agradecida manda de volta um raio de amos para você, que o recebe no coração e se sente mais tranqüila e confortada. Você deixa as imagens irem se desfazendo e volta ao seu espaço, soltando as mão, os pés, se espreguiçando e sabendo que cumpriu com amor a sua missão.

Fonte: Terra



DICA AOS PROFISSIONAIS DA ÁREA DA SAÚDE:

LOCAÇÃO DE SALAS


O “Consultórios Integrados” - tem uma proposta de transdiciplinaridade e oferece aos profissionais da área da saúde a vantagem de ter um consultório com toda infraestrutura , sem preocupações com rotinas adminstrativas-financeiras,e também a redução de custos de manter um aluguel individualizado.

Sua localização também é privilegiada, fica distante apenas cinco quadras da estação do metrô Paraíso, próximo do Hospital do Coração, Hospital Santa Catarina e do Hospital Santa Rita.

O profissional só paga pelo tempo que utilizar, tendo a opção de uso da sala por hora ou por período. Oferecemos ainda, "referencia comercial" aos profissionais que queiram ter mais de um endereço para atender seus pacientes, ou aos recém-formados que ainda não tem pacientes mas que precisam de um endereço de consultório para iniciarem seus atendimentos.

Faça uma visita, venha conhecer o local onde você vai fazer seus atendimentos e receber os seus clientes, isso é muito importante!

Mais informações ligue: 3884.2641 ou 7151.0184 falar com Antonia




UM MOMENTO PRA MIM...

VIVER NÃO DÓI
(Carlos Drummond de Andrade)


Definitivo, como tudo o que é simples.

Nossa dor não advém das coisas vividas,
mas das coisas que foram sonhadas
e não se cumpriram.



Por que sofremos tanto por amor?
O certo seria a gente não sofrer,
apenas agradecer por termos conhecido uma pessoa tão bacana,

que gerou em nós um sentimento intenso
e que nos fez companhia por um tempo razoável,

um tempo feliz.

Sofremos por quê?

Porque automaticamente esquecemos
o que foi desfrutado e passamos a sofrer pelas nossas projeções irrealizadas,

por todas as cidades que gostaríamos de ter conhecido ao lado do nosso amor

e não conhecemos,

por todos os filhos que gostaríamos de ter tido juntos

e não tivemos,

por todos os shows e livros e silêncios
que gostaríamos de ter compartilhado,

e não compartilhamos


Por todos os beijos cancelados,
pela eternidade.
Sofremos, não porque
nosso trabalho é desgastante e paga pouco,
mas por todas as horas livres
que deixamos de ter para ir ao cinema,
para conversar com um amigo,
para nadar, para namorar.

Sofremos não porque envelhecemos,
mas porque o futuro está sendo confiscado de nós,
impedindo assim que mil aventuras nos aconteçam,
todas aquelas com as quais sonhamos e
nunca chegamos a experimentar.


Como aliviar a dor do que não foi vivido?
A resposta é simples como um verso:

Se iludindo menos e vivendo mais!!!
A cada dia que vivo,
mais me convenço de que o
desperdício da vida
está no amor que não damos,
nas forças que não usamos,
na prudência egoísta que nada arrisca,
e que, esquivando-se do sofrimento,
faz perder também a felicidade.

A dor é inevitável.
O sofrimento é opcional.




Nenhum comentário: