segunda-feira, 18 de fevereiro de 2008

REVISTA n. 6

ÍNDICE

CANTINHO DO AUTOCONHECIMENTO: “O PODER INTERIOR- LOUISE HAY”
AFIRMAÇÕES POSITIVAS / METAFÍSICA: “LIBERTANDO-SE DAS LIMITAÇÕES”
FLORAIS DE BACH: RED CHESTNUT- Aesculus carnea
AGENDA: "CONCERTO PARA A ALMA"
OSHO, UM MESTRE EM AUTO AJUDA: “ILUMINANDO O INTERIOR” e “A PATOLOGIA DA AMBIÇÃO”
DICAS: “CONSELHOS PARA UMA EXISTÊNCIA PLENA E FELIZ” (cont.)
ESPAÇO DO LEITOR: “O HOMEM DO ESPELHO” - Dali Wimbrow


CANTINHO DO AUTOCONHECIMENTO
O PODER INTERIOR- LOUISE HAY


"Quanto mais se conectar com o Poder que há dentro de você, mais livre estará em todos os âmbitos de sua vida".

Quem somos? Por que estamos aqui? Que crenças temos sobre a vida?
Durantes milhares de anos, encontrar as respostas a estas questões tem exigido de nós "voltarmo-nos para dentro". Porém, o que significa isso?
Eu acredito que há um Poder interior dentro de cada um de nós capaz de nos orientar amorosamente para a saúde perfeita, para relacionamentos felizes, para a realização profissional e que pode nos oferecer prosperidade de todos os tipos. Para obter essas coisas, primeiro temos de acreditar que são possíveis. Em segundo lugar, temos de estar dispostos a abandonar as crenças ou hábitos que criam as situações que decidimos que não queremos mais. Como? Entrando em nosso interior e despertando nosso Poder Interior que conhece o melhor para nós. Se estivermos dispostos a nos voltar para esse Poder que temos em nosso interior, que nos ama e nos protege, conseguiremos que nossa vida seja próspera e plena de amor.
Penso que nossa mente está conectada com a Mente Única e Infinita, portanto, todo o conhecimento e toda a sabedoria estão sempre a nossa disposição. Estamos conectados a essa Mente Infinita, a esse Poder Universal que nos criou, por meio de uma centelha de Luz que há dentro de nós: nosso Eu Superior ou Poder Interior. O Poder Universal ama a todas as suas criações. Seu objetivo é o bem e é isso que constantemente nos oferece. Não sabe odiar, nem mentir, nem castigar. É puro amor, liberdade, entendimento e compreensão. É importante nos voltarmos para nosso Eu Superior porque por meio dele recebemos as bênçãos em nossas vidas.
É preciso compreender que podemos acessar esse Poder de qualquer maneira. Se escolhemos viver no passado e continuamente recordar as situações negativas que vivemos, então permaneceremos estagnados. Se decidimos conscientemente não sermos vítimas do passado e criarmos uma vida nova, contaremos com o apoio desse Poder Interior e passaremos a ter experiências novas e felizes.
OS OBSTÁCULOS QUE NOS TRAVAM
Agora que sabemos que temos um poder em nosso interior, vamos dar uma olhada no que nos impede de manifestá-lo. Todos têm barreiras de um modo ou de outro. Mesmo quando trabalhamos muito em nosso autoconhecimento e nos livramos de obstáculos, aparecem novos desafios.
Muitas pessoas encontram tantos defeitos em si mesmas, que chegam a duvidar de seu próprio valor. Evidentemente quando encontramos muitos defeitos em nós mesmos, também os encontramos nas outras pessoas.
Imagine que maravilhoso seria se a cada dia aprendesse uma idéia nova que o ajudasse a deixar o passado para trás, criando harmonia em sua vida. Quando tomar consciência e compreender o processo individual da vida, saberá que direção tomar. Se direcionar sua energia para conhecer-se, descobrirá quais problemas e quais assuntos do passado ainda precisam ser dissolvidos.
Todos nós enfrentamos desafios na vida. Ninguém passa pela vida sem encontrá-los. Se não fosse assim, que objetivo haveria em virmos aqui participar dessa escola chamada Terra? Alguns enfrentam os desafios da saúde, outros os dos relacionamentos, outros os da profissão, ou os econômicos. Alguns enfrentam desafios em todas as áreas em menor ou maior grau.
Acredito que um dos maiores problemas esteja no fato de que a maioria das pessoas não saberem o que precisam deixar para trás. Sabemos o que não funciona e sabemos o que queremos, porém, não sabemos o que nos mantém bloqueados. Assim, dediquemos o tempo necessário para abandonar os obstáculos que nos travam.
Reserve um momento para pensar em seus comportamentos, em seus problemas e nas coisas que lhe travam e observe em qual categoria se encaixam: crítica, medo, culpa ou ressentimento. Qual delas é sua predileta? Talvez seja uma combinação de duas ou três. É o medo que sempre surge? Ou é a culpa? Você é muito crítico ou rancoroso? Lembre que o rancor é a raiva acumulada. Se você foi habituado a não expressar a raiva, é provável que tenha muito rancor acumulado.
Não podemos negar nossos sentimentos. Não podemos comodamente negá-los.
Suas experiências sempre refletem suas crenças interiores. Literalmente você pode olhar suas experiências e entender quais são suas crenças. Pode ser que pareça algo perturbador, porém, se observar as pessoas com as quais se relaciona, verá que todas elas refletem alguma crença que você tem a seu próprio respeito. Se sempre o criticam no trabalho, isso provavelmente se deve a autocrítica ou às críticas que recebeu na infância. Tudo o que nos acontece na vida reflete nosso mundo interior.
Todos nós temos hábitos ou comportamentos que se iniciaram na família, de maneira que é muito fácil colocarmos a culpa em nossos pais, em nossa infância ou no meio em que vivemos, porém isso nos mantém estagnados. Não nos libertamos dessa maneira, seguindo como vítimas; somente perpetuamos os mesmos problemas que seguem se repetindo continuamente.
Na realidade, não importa o que nos ensinaram ou não no passado. Hoje é um novo dia. Agora estamos no poder da consciência. Agora é o momento de criarmos o futuro em nossas vidas e no mundo.
Somente você é quem pode mudar sua própria forma de pensar, sentir e agir. E eu lhe digo que isso é plenamente possível, porque há em seu interior um Poder Superior que o ajudará, se você o permitir, a se libertar desses velhos hábitos e comportamentos.
Procure se lembrar de que, quando era um bebê, você se amava da maneira como era. Não há nenhum bebê que critique seu próprio corpo. Os bebês estão sempre encantados e entusiasmados pelo fato de terem um corpo. Expressam com naturalidade seus próprios sentimentos. Os bebês jamais sentem medo de que as pessoas percebam como se sentem. Vivem o momento. Já fomos assim algum dia. À medida que crescemos, escutamos as pessoas que nos rodeavam e com elas aprendemos o medo, a crítica e a culpa.
Se cresceu em uma família em que a crítica era a regra, então, você deve ter se tornado um adulto crítico. Se cresceu em uma família em que não era permitido manifestar desaprovação ou rejeição, é provável que sinta dificuldade em expressar suas opiniões e vontades perante os outros, assim como a raiva, fazendo com que ela se acumule em seu corpo.
Se cresceu em uma família em que todos eram manipuláveis pelo sentimento de culpa, então é provável que seja um adulto igual. Possivelmente é um adulto que não pede nada de maneira direta. Talvez tenha a sensação de que, para obter algo, precisará usar de alguma forma de manipulação.
Quando crescemos começamos a captar as falsas idéias e perdemos o contato com a nossa sabedoria interior. Portanto, realmente precisamos nos libertar dessas idéias e voltar à pureza de espírito, num espaço onde nos amamos de verdade. Precisamos restaurar a maravilhosa inocência da vida e a alegria de existir a cada momento, a mesma alegria que um bebê sente em seu estado natural de alegria.
Do livro: “O Poder está Dentro de Ti” (em espanhol) Louise Hay
Tradução e adaptação: Adely Branco



METAFÍSICA

AFIRMAÇÕES POSITIVAS

LIBERTANDO-SE DAS LIMITAÇÕES

Observe em que está pensando nesse momento. É positivo ou negativo? Você quer que esse pensamento se transforme em seu futuro? Observe-o. Esteja consciente!
AFIRMAÇÃO: "Experimento a totalidade das possibilidades"
O que significa para você a totalidade de possibilidades? Pense em algo sem limites, que esteja além das limitações que puder supor. Deixe que sua mente vá além de tudo o que lhe parece possível. Algo que gere a seguinte sensação: "Não consigo, não acontecerá, não é possível, existem obstáculos no caminho".
Com que freqüência tem validado essas limitações em seu interior?
Prendemos-nos às limitações porque de alguma maneira são importantes para nós. Porém, as limitações nos impedem de expressar e experimentar a totalidade das possibilidades. Cada vez que dizemos "não consigo", estamos nos limitando. Você está disposto a ir além de suas atuais crenças?
Se suas atitudes em relação à vida têm sido pessimistas, levará algum tempo até que comece a mudar suas atitudes e se volte ao amor. Será necessário ter paciência, você não conseguirá se não tiver persistência.
PROCLAMANDO RIQUEZA E PLENITUDE PARA A VIDA:
“Agora decido me libertar das crenças que me limitaram e me privaram dos benefícios que tanto desejo. Declaro que nesse momento todos os meus pensamentos negativos que existem em minha consciência se diluem e desaparecem. Agora minha consciência está repleta de pensamentos alegres e amorosos que me proporcionam saúde, riqueza e relacionamentos felizes. Liberto-me de todas as crenças negativas que me fazem ter medo (medo de perder o que possuo, medo de escuro, medo do mal, medo da pobreza, da dor, da saudade etc.) que me impulsionam a me ferir, a sentir que não sou digno, que me levam a perdas e à dor. Agora sou livre para permitir e aceitar que o bem se manifeste em minha vida e proclamo para mim a riqueza e a plenitude da vida em toda a sua abundância, em todo amor abundante, prosperidade abundante, saúde vital e vibrante, criatividade nova e intensa e paz que preenche minha vida por completo.
Mereço tudo isso e agora estou disposto a aceitar de maneira permanente. Sou co-criador com a Força da Vida e por isso todas as possibilidades se abrem diante de mim e eu me alegro por assim ser. E assim é!”
Do livro: "Pensamientos del Corazón" - LOUISE HAY



PENSAMENTOS QUÂNTICOS


"O homem é mortal por seus temores e imortal por seus desejos."
(Pitágoras)

"Na realidade, somos feitos de divindade, embora encoberta, e os deuses e deusas em embrião, que se encontram dentro de
nós, procuram materializar-se plenamente.
O verdadeiro sucesso consiste, portanto, na experiência do miraculoso. Consiste no desdobramento da divindade dentro de nós. Constitui a percepção da divindade para onde quer que vamos, em tudo aquilo que observamos - nos olhos de uma criança, na beleza de uma flor, no vôo de uma ave.
Quando começarmos a entender a nossa vida como a miraculosa expressão da divindade - não ocasionalmente, mas sempre - então compreenderemos o verdadeiro significado do sucesso." ( Amit Goswami)


"A lei consiste no processo pelo qual o não-manifesto se torna manifesto; constitui o processo pelo qual o observador se torna o observado; constitui o processo pelo qual aquele que vê se transforma naquilo que é visto; consiste no processo pelo qual o sonhador manifesta o sonho.
Toda a criação, tudo o que existe no mundo físico, constitui o resultado do não-manifesto transformando-se a si próprio em manifesto.
Tudo aquilo que observamos provém do desconhecido. O nosso corpo físico, o nosso universo físico - tudo e qualquer coisa de que nos apercebamos através dos sentidos - consiste na transformação do não-manifesto, do desconhecido e do invisível em manifesto, conhecido e visível. O universo físico não é mais do que o Eu voltando-se para Si Próprio para se realizar a Si Próprio como alma, espírito e matéria física. A consciência em movimento exprime-se sob a forma dos objetos do universo na eterna dança da vida. A fonte de toda a criação é a divindade (ou a alma); o processo da criação consiste na divindade em movimento (ou o espírito); e o objeto da criação consiste no universo físico (que inclui o corpo físico). Estes três componentes da realidade - alma, espírito e corpo, ou observador, processo de observação e observado - constituem essencialmente a mesma coisa.
Todos provêm do mesmo local: o campo da potencialidade pura, que pertence ao campo do não-manifesto puro. Na verdade, as leis físicas do universo constituem todo este processo da divindade em movimento, ou da consciência em movimento. Quando compreendemos estas leis e as aplicamos nas nossas vidas, podemos criar tudo o que quisermos, porque as leis que a natureza aplica para criar uma floresta, uma galáxia, uma estrela, ou um corpo humano, são as mesmas que nos podem trazer a realização dos nossos mais profundos desejos.” (Amit Goswami)



"A vida consiste na eterna dança da consciência, que se exprime pela troca dinâmica de impulsos de inteligência entre o microcosmo e o macrocosmo, entre o corpo humano e o corpo universal, entre o espírito humano e o espírito cósmico. Quando aprendemos a dar aquilo que desejamos para nós, ativamos e coreografamos a dança, através do movimento delicado, enérgico e vital, que constitui a eterna vibração da vida." (Amit Goswami)


"A inteligência da natureza funciona com um mínimo de esforço, com despreocupação, harmonia e amor. E quando aproveitamos as forças da harmonia, a alegria e o amor, criamos sucesso e felicidade com um mínimo de esforço. Um ser integral conhece sem agir, vê sem olhar e realiza sem fazer." (Lao Tzu)


Em “The Art of Dreamíng”, Don Juan diz a Carlos Castaneda: “... Gastamos a maior parte da nossa energia para preservarmos a nossa importância. Se fôssemos capazes de perder alguma dessa importância, duas coisas extraordinárias aconteceriam. Primeiro, libertaríamos a nossa energia do esforço para mantermos a idéia ilusória da nossa grandeza; segundo, ganharíamos energia suficiente para captar um relance da verdadeira grandeza do universo.”




FLORAIS DE BACH

Como já comentamos em edições anteriores, os Florais de Bach, assim como as demais terapias complementares, não substituem o tratamento médico.

→ Consulte um Terapeuta Floral!

RED CHESTNUT- Aesculus carnea
Relaciona-se com os potenciais da alma ligados à solicitude e ao amor ao próximo. Característica típica do estado de Red Chestnut é o poderoso vínculo de energia entre dois indivíduos.
As pessoas que necessitam desse floral geralmente acham fácil sintonizar outras pessoas e situações, e são capazes de projetar-se vigorosamente. Do ponto de vista da energia, são grandes transmissores. As pessoas pelas quais se preocupam, parentes, filhos, amigos, sabem-no muito bem.
Os caracteres do tipo Red Chestnut são, aparentemente, altruístas nos cuidados que dispensam aos outros, sempre imaginando o pior que pode acontecer. São os pais que não conseguem dormir à noite enquanto as filhas adolescentes não tiverem voltado, sãs e salvas, de uma sessão de cinema, por exemplo. São as mães que não se sentem em paz enquanto os filhos adultos não telefonam, tarde da noite, para dizerem que chegaram bem a seu destino de férias. São as avós cujo coração lhes pára na boca quando pensam que o neto tem de atravessar sozinho uma rua de muito trânsito.
Os personagens do tipo Red Chestnut sofrem pelos entes queridos e cuidam para que ninguém perceba isso. Esquecem-se de que estão fazendo mal não somente a si mesmos, mas também ao objeto dos seus cuidados. Existe, com efeito, o risco de atrair as coisas, que eles temem para os outros, com as suas energias. Bach contou que as preocupações dos amigos se fizeram sentir nele como uma dor física aguda, quando se viu envolvido num acidente.
O estado do tipo Red Chestnut poderia também descrever-se como um relacionamento simbiótico similar ao que existe entre a mãe e o bebê. Um vive emocionalmente através do outro, cujo vínculo muitas vezes estende-se por décadas.
A desvantagem particular para ambas as partes é que o desenvolvimento delas será retardado, visto que o estado simbiótico precisa manter-se em equilíbrio para poder funcionar. Quando um tentar cortar o cordão, automaticamente, o outro fará uso de forças emocionais para impedi-lo, e assim, tornam-se seres sem identidade.
Essa essência é vital em todas as relações em que fazemos uso, inconsciente, das outras pessoas para satisfazer às próprias necessidades emocionais.
Laços entre pais e filhos, marido e mulher, amigos, donos e animais de estimação muitas vezes necessitam de Red Chestnut.
O estado de Red Chestnur, nada mais é do que uma conexão num nível errado, sempre envolvendo “cuidados e preocupações”, sob necessidades emocionais projetadas em terceiros. É um quadro de dependência emocional, que se disfarça de preocupação.
É importante entender que as coisas acontecem alheias à nossa vontade na vida dos outros, sejam elas pessoas próximas ou simplesmente conhecidos. Nós não temos nenhum poder sobre a vida dos outros.
Não podemos “brincar de Deus”, acreditando que os nossos cuidados poderão livrar os outros de um destino cruel.
Devemos orientar, direcionar, sempre com muito respeito e amor. Porém, jamais dirigir ou controlar.
Aquilo que compreendemos como “carinho” pode ser entendido como “controle”.
Red Chestnut é muito benéfico no período do desmame infantil.
Pode ser combinado com White Chestnut quando as preocupações não param de voltar e se tornam obsessivas.
DIFERENCIANDO
- Red Chestnut – Desinteressado, preocupa-se com os perigos que possam ameaçar os entes queridos.
- Chicory – Egoístas e possessivos em sua preocupação com os entes queridos.
SINTOMAS-CHAVE
· Excessiva solicitude, preocupação com os outros.
SINTOMAS DEVIDOS AO BLOQUEIO DE ENERGIA
· Tem grande apego às pessoas, sobretudo às queridas.
· Preocupa-se em excesso com a segurança dos filhos, cônjuges, sem sentir porém, medo algum em relação à sua própria segurança.
· Preocupa-se com os problemas alheios.
· Superprotetor, sacrifica a si próprio.
· Pensa que alguma coisa pode ter acontecido às pessoas, se ela estiver pouco tempo atrasada.
· Receia que algum sintoma insignificante possa ser sinal de doença grave em outra pessoa.
· Pais que repetem com muita constância que os filhos devem ter muito cuidado.
· Pessoas que sofrem as dores alheias.
A CRIANÇA RED CHESTNUT
É aquela que se preocupa demais quando seus pais ou irmãos adoecem, machucam-se, ou demoram a chegar em casa. Fica pensando que possa ter acontecido alguma coisa ruim com eles. Angustia-se muito quando um amigo está triste ou passando por algum problema.
QUALIDADES QUE A ESSÊNCIA VAI DESENVOLVER
Vai transformar a preocupação em entendimento, para proteger e limpar a vibração negativa do medo. Vai resgatar o nosso anjo protetor.
Muitas vezes o outro necessitará de nós e não poderemos estar fisicamente ao seu lado, mas com nosso pensamento de luz, o envolveremos e o acalentaremos.
“Nossa alma nos guiará, se lhe dermos ouvidos, em todas as circunstâncias, em cada dificuldade. E a mente e o corpo, assim dirigidos, transporão a vida irradiando felicidade e perfeita saúde, livres de todas as preocupações e responsabilidades, como uma criança confiante.” Dr. Bach


OSHO: UM MESTRE EM AUTO-AJUDA

ILUMINANDO O INTERIOR

Sabedoria não é o acúmulo de fatos, números e informações – é uma transformação do seu espaço interior.
Estamos vivendo fora de nós mesmos e, portanto, nosso mundo interior permanece obscuro. Se nos voltarmos para dentro, se nossa atenção começar a se concentrar no interior, então se cria a luz. Temos tudo que é necessário para criar a luz: trata-se apenas da necessidade de um rearranjo.
É desse modo que o ser humano existe: temos tudo que é necessário, a existência proporcionou tudo. Chegamos totalmente prontos para viver nossa vida em um plano ótimo, porém vivemos em um nível mínimo pela simples razão de nunca rearranjarmos as coisas... É perfeitamente bom ver os outros, mas você tem que ver a si próprio, primeiro tem que ser você mesmo. Desse ponto privilegiado, desse estado centralizado, você pode olhar os outros e isso lhe dera uma qualidade totalmente diferente.
Portanto a atenção deve se voltar para o interior. É disso que trata a autodescoberta – um giro de 180º de nossa atenção, de nossa conscientização. E onde focalizamos nossa conscientização, o espaço torna-se iluminado... A pessoa que pode cuidar de seu mundo interior facilmente é capaz de cuidar do mundo exterior.
Sabedoria significa autoconhecimento e conhecer-se é o início de todos os demais conhecimentos. Depois o círculo de sua luz pode continuar se ampliando: ele pode tornar-se cada vez mais abrangente. Surge o momento em que sua sabedoria abrange tudo, passa a abarcar tudo. Quando uma pessoa sente que nada deixa de estar presente, nada está faltando, ela encontrou o caminho certo.
Extraído do Livro “Osho – Meditação para pessoas ocupadas”
Editora Gente

A PATOLOGIA DA AMBIÇÃO
Todas as culturas e todas as religiões o condicionam a sentir-se negativo a respeito de si mesmo. Nenhuma pessoa é amada ou apreciada por ela mesma. Você é solicitado a provar se tem algum valor: ganhe medalhas de ouro nas competições esportivas, obtenha sucesso, dinheiro, poder, prestígio, respeitabilidade. Prove seu valor! Seu valor não é intrínseco; foi isso que lhe ensinaram. Seu valor tem que ser provado.
A idéia de sucesso o tortura. Esta é a maior calamidade que já aconteceu à humanidade: a idéia de sucesso, de que você tem que obter sucesso. E sucesso significa que você tem que competir, lutar – por meios lícitos ou condenáveis, não importa. Quando obtém sucesso tudo fica bem. O ponto-chave é o sucesso; mesmo se o alcançar por meios condenáveis, após obtê-lo, tudo o que fez é aceitável.
O sucesso altera a qualidade de todos os seus atos. O sucesso transforma meios ruins em meios bons. Portanto, a única pergunta é: como obter sucesso, como atingir o topo? E, naturalmente, pouquíssimas pessoas podem alcançar o topo. Se todos estão tentando chegar ao topo do Everest, quantas pessoas podem ficar lá? Não há muito espaço no pico; só uma pessoa pode permanecer lá com folga. Os milhões que também almejavam se sentirão fracassados e uma grande desesperança se instalará em seu espírito. Eles começarão a sentir-se negativos.
Todos estão sofrendo e se sentindo inferiores. Essa é uma situação realmente estranha. Ninguém é inferior e ninguém é superior, porque cada indivíduo é único – nenhuma comparação é possível. Você é simplesmente você, e não pode ser outra pessoa. E também não há necessidade. Não precisa tornar-se famoso, não precisa ser um sucesso aos olhos do mundo. Todas essas idéias são tolas.
Você só precisa ser criativo, carinhoso, consciente, meditativo... se sentir a poesia surgindo em seu interior, escreva-a para si mesma, para seu marido, para seus filhos, para seus amigos – e esqueça-se de tudo o mais! Cante sua canção e, se ninguém ouvi-la, cante-a sozinha e a aprecie! Dirija-se às árvores e elas aplaudirão e apreciarão...
A pessoa ambiciosa é patológica.
Você tem um sentimento negativo em relação a si mesmo porque o ensinaram a sentir-se assim...
Os pais estão dizendo a seu filho: “prove que você tem algum valor!”. Ser, simplesmente ser, não é suficiente – é necessário fazer algo.
Toda a minha abordagem consiste em afirmar que ser contém um valor intrínseco. O fato de você apenas ser representa uma importante dádiva da existência; a que mais você precisa ansiar? Só respirar nessa existência maravilhosa constitui prova suficiente de que a existência o ama, de que ela precisa de você, caso contrário, você não estaria aqui. Você existe! A existência o fez nascer... um único seixo a menos na orla marítima e ela não seria a mesma. Uma única flor a menos e o universo sentiria falta dela.
Você precisa aprender que tem valor do modo como é. E não estou lhe ensinando a ser egoísta, ao contrário. Se você julga que tem valor sendo como é, também julgará que outras pessoas têm valor da mesma maneira como são.
Aceite as pessoas como são; desista do “deveriam” e do “precisariam” – esses são conceitos inimigos... Há tantos “faça” e “não faça” que não se tem flexibilidade; a carga é muito pesada. Foram-lhe transmitidos tantos ideais e metas – ideais de perfeição – que você sempre julga não estar à altura. E os ideais são totalmente impossíveis de atingir. Você não consegue atingi-los; não há possibilidade de alcançá-los. Portanto, você nunca estará à altura.
Ser perfeccionista significa estar pronto para o divã do psiquiatra; ser perfeccionista é ser um neurótico. E a todos nós foi dito para sermos perfeitos.
A vida é maravilhosa em todas as suas imperfeições. Nada é perfeito... Perfeição significa morte! Perfeição significa que não há possibilidade de crescimento adicional. Perfeição significa que está tudo terminado. Imperfeição significa a possibilidade de crescer. Imperfeição significa a excitação de novas pastagens, o êxtase, a aventura. Imperfeição significa que você está vivo, que a vida vai continuar.
A vida é eterna, portanto digo que a vida é eternamente imperfeita. Não há nada de errado em ser imperfeito. Aceite sua imperfeição e a idéia de ser negativo em relação a si mesmo desaparecerá. Aceite seu estado atual e não o compare com alguma perfeição futura, algum ideal futuro. Não pense em como você deveria ser! Essa é a raiz de toda patologia – desista disso. Você existe do modo como é hoje e amanhã pode ser diferente. Mas você não pode prever isso hoje e também não é necessário planejamento para que isso ocorra.
Viva este dia em toda sua beleza, em toda a sua alegria, em toda a sua dor, agonia e êxtase. Viva-a em sua totalidade – em sua obscuridade, em sua luz. Viva o ódio e viva o amor. Viva o que existe neste momento.
Minha abordagem não é a perfeição, mas a totalidade. Viva o momento que se encontra totalmente disponível para você e o próximo momento nascerá dele.
Jesus disse: “não pense no amanhã e olhe os lírios no campo! Como são belos. Mesmo Salomão no auge de sua glória não se vestiu como um deles”. E qual é o segredo dos lírios formosos? O segredo é simples: eles não pensam no amanhã, eles nada sabem sobre o futuro. O amanhã não existe. Este dia se basta; este momento se basta. E seu sentimento de negatividade a seu respeito desaparecerá.
Lembre-se: se você se sente negativo a seu próprio respeito, automaticamente se sentirá negativo a respeito das demais pessoas...
Extraído do Livro “Osho – Meditação para pessoas ocupadas”
Editora Gente



DICAS

CONSELHOS PARA UMA EXISTÊNCIA PLENA E FELIZ
(final)

36- A sua sexualidade pode ser uma das maiores fontes de prazer e abundância em sua vida.
Se você tiver sorte em ter uma vida afetiva e sexual que lhe satisfaça, ótimo. Mas, se você encontrou obstáculos e sente-se deprimido por qualquer razão, faça de tudo para encontrar a solução adequada. Não renuncie de modo algum, até conseguir acertar em sua vida amorosa e sexual.
37- Não abandone seus talentos artísticos, seus “hobbies” especiais. Encontre tempo para eles e esteja pronto a desenvolvê-los no ritmo certo.
E daí se você não é Picasso ou Beethoven? Isso quer dizer que você não pode divertir-se desenhado, tocando ou compondo uma música?
Por outro lado, esteja pronto a abrir mão de atividades que você faz apenas porque seus pais acham que, através de você, poderão realizar um sonho de ter na família alguém de sucesso em determinada área.
38- Mantenha contato com a natureza o máximo possível. Saia a passeio pelo campo, vá à praia, abrace as árvores.
Respire a vida ao seu redor em todas as suas formas – animal ou vegetal.
Cultive plantas em sua casa ou crie um animal de estimação. Você terá muito a aprender com ele.
Sinta suas raízes, sua pertinência à terra e as energias maravilhosas da natureza a seu redor.
Não jogue lixo não-orgânico e que danifique o ambiente natural.
Crie seus filhos com proximidade e respeito à natureza e às diferentes formas de vida.
39- Um dos melhores caminhos para se unir à abundância é aprender a agradecer por tudo que se recebe.
Não tenha vergonha de agradecer às pessoas pelo que elas lhe proporcionam. O agradecimento deve ser o mais explícito possível.
Busque na imaginação pessoas às quais você não pôde agradecer abertamente e agradeça do fundo do coração pelo que elas lhe proporcionaram direta ou indiretamente.
Agradeça a Deus e à natureza à sua volta. Agradeça a seu corpo e à sua alma.
Escreva uma folha com os agradecimentos e leia-os freqüentemente.
Quando você se sente grato pela abundância que recebeu, você se abre para uma abundância ainda maior.
40- Aceite os outros como são e não tente induzi-los. Não exija que sejam o que não queiram ou o que não podem ser.
Evite dar conselhos quando não requisitados. As pessoas precisam mais ser ouvidas do que receberem conselhos.
As melhores alternativas vêm sempre da própria pessoa que enfrenta o problema. Apenas ajude-o a encontrar a melhor resposta.
Em especial, tenha cuidado com os que lhe são próximos, como seus filhos ou companheiro, com quem os limites não são nítidos e é fácil confundir-se.
41- Antes de dormir, reviva os acontecimentos do dia e, como um artista que revê sua obra, corrija na imaginação tudo o que necessitar ser corrigido.
O que você não conseguiu realizar, faça-o na imaginação sabendo que também ela pode realizar maravilhas.
Você deve introduzir em seu consciente a idéia de sucesso e encher sua alma com esse sentimento de harmonia e de satisfação.
Transforme cada dia de sua vida numa obra perfeita em sua memória.
A totalidade e o sucesso do dia são a semente do sucesso e da totalidade do dia seguinte.
42- Pode-se usar este método, não apenas para o dia que passou, mas também para todas as vivências do passado que permanecem como ferida aberta e cicatriz na alma.
É possível voltar a toda ocasião na qual se foi atingido, revivê-la e consertá-la na imaginação.
Imagine que você pode voltar no tempo e viver novamente sua vida. E que lhe foi dado uma nova oportunidade de usar toda a sabedoria adquirida ao longo dos anos, de forma a vencer onde algum dia falhou. Não é maravilhoso?
Reviva exatamente como você gostaria de tê-lo feito a princípio, antes de pôr em dúvida sua capacidade e seu direito de tentar, com alegria e amor, o sucesso total.
43- Volte-se para a criança que vive em você.
Converse com ela e ensine-a a enfrentar as vivências que uma vez lhe foram difíceis.
A alma não conhece o tempo e não sabe distinguir entre imaginação e realidade. Guarde na memória tudo o que lhe aconteceu, da maneira como você quer neste momento. O que influencia a alma é a intensidade da vivência.
Reeduque-se como se você tivesse que enfrentar, agora, as mesmas difíceis circunstâncias nas quais você necessitou de orientação e não obteve.
44- Imagine-se próximo a seu mentor espiritual, seja ele real ou apenas um ponto de inspiração e apoio.
Converse com ele sobre sua situação, deixe-o orientá-lo e direcioná-lo. Converse consigo como ele o faria: com entusiasmo, com a força da verdade e total sinceridade. Cada um tem seu guia espiritual, seu “professor interno”, e por meio deste exercício você pode estabelecer com ele um primeiro contato.



ESPAÇO DO LEITOR

O HOMEM DO ESPELHO


Quando conseguir tudo o que quer na luta pela vida e o mundo fizer de você rei por um dia, procure um espelho, olhe para si mesmo e ouça o que AQUELE homem tem a dizer. Porque não será de seu pai, mãe ou mulher o julgamento que terá que absolvê-lo. O veredicto mais importante em sua vida será o do homem que o olha do espelho.
Alguns podem julgá-lo um modelo, considerá-lo um ser maravilhoso. Mas ele dirá que você é apenas um impostor, se não puder fitá-lo dentro dos olhos. É a ele que deve agradar, pouco importam os demais, pois será ele que ficará ao teu lado até o fim, e você terá superado os testes mais perigosos e difíceis se o homem do espelho puder chamá-lo de amigo.
Na estrada da vida, você pode enganar o mundo inteiro e receber palmadinhas no ombro ao longo do caminho, mas seu último salário será de dores e lágrimas, se enganou o homem que o fita no espelho.
Ser agradável com os que se encontram à volta é fundamental para uma vida de melhor qualidade, mas o mais importante nesta qualidade de vida é saber exatamente quem é esse homem do espelho que nos olha todos os dias.
Autor: Dali Wimbrow


“Esteja consigo próprio como quem está bem perto da alma amada
Agrade a si próprio o máximo possível. Compre-se coisas que você deseja, permita-se pequenas regalias.
Esteja próximo às pessoas com as quais você se sente aberto e enriquecido espiritualmente.
Faça o que lhe faz sentir bem, alegre, realizado.
Afaste-se de tudo que perturbe sua paz interior que possa deprimi-lo, bloqueá-lo ou causar-lhe sofrimentos.
Desenvolva o amor próprio e a autovalorização.”
Os princípios da meditação:
· Sente-se (ou deite-se) comodamente. Concentre-se durante alguns minutos na respiração natural.
· Concentre-se nas plantas dos pés, comprima e relaxe os músculos. Concentre-se nas coxas, comprima e relaxe seus músculos. Continue subindo em direção à cabeça enquanto vai comprimindo e relaxando cada parte do seu corpo, uma após outra.
· Concentre-se suavemente no centro energético que existe entre as sobrancelhas. Sinta sua presença. “Eu existo”.
· Concentre-se no ponto que se encontra a alguns centímetros acima da nuca, no alto da cabeça. Sinta como a sua consciência aumenta.
· Tente sentir seu corpo todo ao mesmo tempo sem nenhuma tensão ou esforço.
· Observe os pensamentos. Tente permanecer no vácuo existente entre eles, onde se pára o ato de pensar e apenas a consciência pura existe. Permaneça nesse maravilhoso silêncio o quanto puder. Ele é o portão de todas as mais elevadas experiências.




Agradecimentos a:

Elaine Pitta Alves (carinhosa revisão e edição)
Urbano Rocha (colaborador)
Antonia Mello (colaboradora)
E a todos que compartilham esse material com os amigos!

Adely Lázaro Branco

Nenhum comentário: