sábado, 16 de fevereiro de 2008

REVISTA n. 3

Artigo do mês


O ENIGMA DA VERDADE INVERTIDA

Todos os caminhos religiosos falam sobre a importância do amor. O amor ao próximo, o amor ao "exterior". E o que esse amor foi capaz de mudar em nossas vidas, de maneira efetiva e real?Na verdade, esse falso amor, acabou sendo a arma nas mãos dos poderosos que julgavam ser mais fácil subjugar "vítimas", fiéis temerosos, aguardando a qualquer instante a chegada da "punição" provinda de um Deus Cruel e Punidor, caso não seguissem os "mandamentos" sagrados. Foi tão fácil controlar bárbaros e transformá-los em "sérios pais de família civilizados".Depois de tanto tempo passado, depois de tantas pessoas terem pago o preço pela liberdade que temos hoje, devemos ter a coragem de questionar certos "padrões culturais" que temos guardados no mais profundo do nosso Ser. Quando rompemos com as "regras" que não nos servem mais, devemos assumir a total responsabilidade por nossas escolhas, por nossos atos, por nossos pensamentos, sabendo que eles são os responsáveis por todas as situações que viermos a viver, mas com isso, readquirimos o que é nosso por direito: o "livre-arbítrio".Toleramos uma situação insuportável porque compreendemos o que ela quer nos ensinar ou porque tememos o "karma" ou um "castigo divino"; ou porque não temos confiança em nós mesmos para sair da situação? Brigamos e dizemos as mesmas coisas para o nosso chefe, como dizemos para algum familiar? Fazemos caridade porque sentimos prazer em fazer ou porque com isso aliviamos nosso "karma" ou agradamos a Deus? Nos ensinaram os atos, mas não nos ensinaram o caminho aos sentimentos correspondentes. E real e imortal, é o que sentimos.Quando abandonarmos esse corpo físico estaremos diante de nosso "mundo interior" e seremos beneficiados pelo bom uso que aprendemos a fazer dos nossos potenciais. Se aprendemos a lidar com a nossa natureza e se tivermos um mundo íntimo repleto de Amor e Paz, certamente, assim será o mundo em que habitaremos e as pessoas que nos cercarão.Se, opostamente, em nosso interior só houver repressão, medo, ódio, conflito, ansiedade, vaidade, orgulho e arrogância, em que tipo de "mundo" viveremos? E que tipo de pessoas nos serão semelhantes?
Só podemos ter controle sobre nós mesmos; o resto, o mundo, as pessoas, são "atores" e "cenários", dividindo conosco cenas da vida.Não temos nem poder, nem controle, sobre nada fora de nós e todas as vezes em que tentamos fazer isso, a Vida nos lembra, através de alguma situação, que só temos o poder de mudar o nosso interior; o externo não nos pertence e, portanto, devemos ter respeito com os "cenários" alheios, porque cada um está, exatamente na melhor situação de onde pode extrair o conhecimento e o crescimento que tanto necessita.O homem é resistente, o sofrimento não muda ninguém, mas, o cansaço, o desgaste, pode mudar uma vida inteira .
Sinto que existem muito mais possibilidades de "Deus" ser algo interno, ou seja, em nós, através de nós, através da Natureza, do Universo, uma integração de tudo e de todos, do que Algo lá em cima, sentado numa "poltrona", julgando todo mundo e condenando ao castigo os desobedientes. Não nos dá a impressão, dessa imagem de Deus se referir a um homem, tal o arquétipo do pai severo?Para mim, Ele ou Ela, é Amor, Apoio, Consolo, Força, Bondade, Paz, porque se Ele(a) fosse tão severo e cruel como nos foi pregado, certamente já nem estaríamos mais aqui, e tudo já teria desaparecido.Acredito que nos foram ensinadas "normas de boa conduta" mas, não nos permitiram conhecer a essência e a natureza dessas questões. Simplesmente as cumprimos, mas interiormente "fervemos" e engolimos. E isso traz resultados desastrosos, sempre!!!Dessa forma, creio que não podemos dar o que não temos, não podemos ensinar, nem transmitir algo que ainda não aprendemos. Como podemos amar verdadeiramente as pessoas se não aprendemos a nos amar?Quando aprendemos a nos amar criamos esse sentimento dentro de nós e, então, podemos dividi-lo de maneira natural. Nesse estágio compreendemos que as Fontes da Natureza são infinitas e inesgotáveis, portanto, quanto mais damos mais o Universo nos dá de volta.Portanto, todo o poder que se atribui ao Amor, em seu sentido mais amplo da palavra, é real.
O Amor é absolutamente a Fonte de Vida e da Paz mas, devemos primeiro direcioná-los a nós mesmos, para que daí, então, o tenhamos para dar aos que cruzarem nossos caminhos. E isso, será alegria e não sacrifício.Portanto, a verdade é mesmo verdade, porém, estava invertida. Um enigma esperando ser desvendado.
( Adely Branco )




Autoconhecimento


“Um homem tem muitas peles, cobrindo as profundezas de seu coração. O homem conhece muitas, muitas coisas, mas não conhece a si mesmo. Ora, trinta ou quarenta peles ou couros, como de boi ou urso, muito espessas e duras, cobrem a alma. Entre no seu próprio território e aprenda a conhecer-se lá.” Meister Eckhart

“ É com freqüência trágico ver o quão evidentemente um homem estraga a própria vida e a vida dos outros e, ainda assim, permanece totalmente incapaz de ver que toda a tragédia tem origem nele mesmo e como ele continuamente a alimenta a mantém em curso. Não conscientemente, é claro- pois conscientemente ele está engajado em lamentar um mundo pérfido que se perde cada vez mais na distância. Antes é um fator inconsciente que tece as ilusões que vela o mundo” Carl G. Jung


Bem no fundo do coração de cada ser humano existe o anseio por felicidade. Mas o que é felicidade? Se você perguntar a pessoas diferentes receberá respostas diferentes.
Os espiritualmente imaturos, após pensar por algum tempo, dirão, talvez, que se obtivessem esta ou aquela satisfação ou tivessem uma preocupação eliminada, seriam felizes. Em outras palavras significa que certos desejos seriam satisfeitos.
Mesmo que esses desejos se tornassem realidade, porém, tais pessoas não seriam felizes. Elas ainda sentiriam lá no fundo uma certa inquietude. Por que? Porque a felicidade não depende de circunstâncias exteriores ou de outras pessoas, não importa quão convencida esteja a pessoa espiritualmente imatura dessa verdade.
A pessoa espiritualmente madura sabe disso. Sabe que ela mesma é a única responsável por sua felicidade ou infelicidade. Ela sabe que é capaz de criar uma vida feliz, primeiro dentro de si mesma, e então, inevitavelmente, também na sua vida exterior. O indivíduo espiritualmente imaturo pensa que a felicidade tem que ser criada primeiro no nível exterior, pois as circunstâncias externas, que não são necessariamente produzidas por ele, devem atender plenamente os seus desejos e, que quando isso for alcançado, a felicidade se seguirá. Os espiritualmente amadurecidos sabem que se dá exatamente o contrário.
Muitas pessoas não querem reconhecer essa verdade. É mais fácil culpar o destino, a injustiça do destino ou das forças superiores, ou ainda as circunstâncias causadas por outras pessoas, do que ser responsável por si mesmo. É mais fácil sentir-se vítima. Dessa forma, não é preciso examinar por vezes muito profundamente e com o máximo de honestidade, o próprio interior.
Ainda assim a grande verdade é: a felicidade está em nossas próprias mãos. Está em seu poder encontrar a felicidade. Você pode perguntar, “o que devo fazer?” Mas vejamos primeiro o que significa felicidade no sentido espiritualmente maduro. Ela significa simplesmente: Deus.
Muitas pessoas, com toda sinceridade, esforçam-se para encontrar Deus. Contudo, caso lhes perguntassem o que exatamente querem dizer com isso, como imaginam que aconteça, seria difícil para elas dar uma resposta significativa. Porém, naturalmente, existe esse desejo de “encontrar a Deus”. Na verdade é um processo bastante concreto, não existindo nada nebuloso, irreal ou ilusório a respeito dele.
Encontrar Deus quer dizer realmente encontrar o Eu Verdadeiro. Se encontra a si mesmo em algum grau, você está em relativa harmonia, percebendo e compreendendo as leis do Universo. Você é capaz de relacionar-se, de amar e de sentir alegria. É realmente responsável por si mesmo. Você tem a integridade e a coragem para ser você mesmo, mesmo ao preço de abrir mão da aprovação dos outros. Tudo isso significa que você encontrou Deus – não importa o nome pelo qual esse processo possa ser designado. Ele também pode ser denominado de retorno da alto-alienação.
O único modo de achar a felicidade é encontrando Deus e ela pode ser achada aqui e agora mesmo. “Como?”, você poderia perguntar. Com freqüência as pessoas imaginam que Deus está muito distante no Universo, e é impossível de se alcançar. Isso está longe de ser verdade. O Universo inteiro está no interior de cada pessoa, cada criatura viva tem uma parte de Deus dentro de si. O único modo de alcançar essa parte Divina lá dentro é pelo caminho íngreme e estreito do alto desenvolvimento. O objetivo é a perfeição. A base para isso é conhecer a si mesmo!
Conhecer a si mesmo é realmente difícil, pois significa encarar muitas características pouco agradáveis. Significa uma busca contínua, infinita: - O que sou eu, o que eu sou? O que significam as minhas reações – e não apenas os meus atos e pensamentos? Será que as minhas ações são apoiadas pelos meus sentimentos, ou será que eu tenho motivos por trás dessas ações que não correspondem ao que eu gosto de acreditar ao meu próprio respeito ou o que eu gosto que as outras pessoas acreditem? Tenho sido honesto comigo mesmo até aqui? Quais são os meus erros?
Embora alguns de vocês possam conhecer suas fraquezas, a maioria das pessoas ignora uma boa parte delas, e isso é um grande obstáculo, mesmo para aqueles que atingiram uma certa altura nesse caminho ascendente. Você não pode superar aquilo que não conhece. Cada defeito não é nada mais e nada a menos do que uma corrente que o prende. Pelo abandono de cada imperfeição você rompe uma cadeia e assim torna-se mais livre e mais próximo da felicidade. A felicidade é o destino de cada indivíduo, mas ela é impossível de obter sem que sejam eliminadas as causas da sua infelicidade, que são os seus defeitos – bem como qualquer tendência que viole uma lei espiritual.
Você pode descobrir o quanto avançou nesse caminho pela revisão de sua vida e dos seus problemas. Você é feliz? O que está faltando na sua vida? Na medida em que a infelicidade exista na sua vida, nessa mesma medida, você não terá preenchido o seu potencial.
Para aqueles que realmente se realizam, haverá um contentamento profundo e cheio de paz, segurança e uma sensação de plenitude. Caso isso esteja faltando na sua vida, você não está no caminho certo ou ainda não alcançou a liberação que necessariamente se experimenta depois que as dificuldades iniciais deste treinamento proposto por esse livro sejam superadas.
Só você saberá a resposta, só você saberá em que ponto se encontra. Ninguém mais pode ou poderia responder essa pergunta para você. Se você estiver no caminho certo, contudo, e tiver aquele profundo sentimento de satisfação e realização e ainda assim existirem problemas exteriores na sua vida, isso não deve desencorajá-lo.
A razão é que a forma externa do conflito interior no qual você está trabalhando agora não pode ser dissolvida tão rapidamente.
Quanto mais você dirige as correntes internas da alma para os canais corretos, mais as formas exteriores correspondentes mudarão, de forma gradual, porém segura. Até que esse processo seja completamente efetuado, o problema externo não poderá dissolver-se automaticamente. A impaciência só pode atrapalhar. Se estiver no caminho certo, você viverá e sentirá a grande realidade do Mundo de Deus na sua vida diária. Ele se tornará tão real senão mais quanto o seu ambiente humano; Não será mais uma teoria, um mero conhecimento intelectual. Você viverá nesse mundo e sentirá o efeito dele em sua vida.

Extraído do livro: “Não temas o mal”- Eva Pierrakos






Eu interior




Continuando a proposta que iniciamos na edição passada, estou apresentando cinco cartas novas do Tarô Zen do Osho.

Peço que não leia o significado das cartas antes de escolher a sua, assim como, caso deseje formular quatro novas perguntas, leia uma mensagem apenas a cada vez.

Respire profundamente, relaxe e fique alguns instantes em silêncio, entrando em contato com seu mundo interior.

Permaneça assim até que se sinta em paz e harmonia. Pergunte ao seu Eu Interior: “ O que devo saber nesse momento?”

Rapidamente sem raciocinar, percorra os olhos pelas cinco palavras e sinta a que mais lhe chama a atenção:



GUIA



ILUSÃO



SETA



CRIAR



LIMITE







1. GUIA
CARTA: ORIENTAÇÃO A figura angelical que aparece nessa carta, com asas coloridas como arco-íris, representa o guia que cada um de nós traz dentro de si. Como acontece com a segunda figura, no plano do fundo, algumas vezes podemos relutar em confiar nesse guia quando ele se manifesta, porque estamos acostumados a receber nossos “sinais” mais do mundo exterior do que de dentro de nós mesmos. A verdade do seu próprio ser mais profundo está tentando mostrar-lhe o caminho a seguir nesse momento, e, quando essa carta aparece, significa que você pode confiar na orientação interior que está lhe sendo dada. Essa orientação vem por meio de sussurros e, algumas vezes, podemos hesitar, sem saber se compreendemos corretamente. As indicações, porém, são claras: seguindo o seu guia interior você se sentirá mais pleno, mais integrado, como se estivesse se movimentando a partir do centro do seu próprio ser. Se você a acompanhar, essa célula de luz o conduzirá exatamente para onde você precisa ir.






2. ILUSÃO
CARTA: PROJEÇÕES O homem e a mulher desta carta estão se olhando; contudo, não são capazes de se enxergar com nitidez. Cada qual está projetando uma imagem que construiu em sua mente, de maneira a encobrir o rosto verdadeiro da pessoa para quem está olhando. Todos nós podemos cair na armadilha de projetar "filmes" de nossa própria autoria sobre as situações e pessoas a nossa volta. Isso acontece quando não estamos plenamente conscientes de nossas expectativas, desejos e julgamentos; em vez de assumir a responsabilidade por tais expectativas, desejos e julgamentos e de reconhecê-los como nossos, tentamos atribuí-los aos outros. Uma projeção pode ser diabólica ou divina, perturbadora ou confortadora, mas continua sendo uma projeção - uma nuvem que nos impede de ver a realidade como ela é. O único modo de escapar disso é entender como funciona o jogo. Quando você der com um julgamento se formando a respeito de outra pessoa, vire-o do avesso: aquilo que você está vendo no outro, na verdade, não pertence a você? A sua visão está límpida ou está obstruída pelo que você quer ver?
















3. SETA
CARTA: INTENSIDADE A figura dessa carta assumiu a forma de uma seta, movendo-se com o foco unidirecionado daquele que sabe precisamente aonde está indo; movimentando-se com tamanha velocidade que quase se transformou em energia pura. Sua intensidade não deve porém ser confundida com a energia obsessiva que faz as pessoas dirigirem seus carros à velocidade máxima indo do ponto A para o ponto B. Esse tipo de intensidade pertence ao mundo horizontal do espaço/tempo. A intensidade representada pelo Cavaleiro do Fogo é pertinente ao mundo vertical do momento instantâneo - um reconhecimento de que agora é o único momento que existe, e de que aqui é o único espaço. Quando você age com a intensidade do Cavaleiro do Fogo, é provável que isso provoque ondulações nas águas à sua volta. Alguns irão sentir-se valorizados e renovados pela sua presença, outros poderão sentir-se ameaçados ou incomodados. As opiniões alheias importam pouco, porém; nada poderá detê-lo nesse momento.


4. CRIAR
CRIATIVIDADE A partir da alquimia de fogo e água na parte de baixo, até a luz divina que entra pela parte de cima, a figura desta carta está literalmente "possuída” pela força criativa. Realmente, a experiência da criatividade é um mergulho misterioso. Técnica, treinamento e conhecimento são apenas instrumentos; o segredo é abandonar-se à energia que alimenta o nascimento de todas as coisas. Essa energia não tem forma nem estrutura e, no entanto, todas as formas e estruturas nascem dela. Pouco importa a forma de expressão particular que a sua criatividade assuma - pode ser a pintura ou o canto, o plantio de um jardim ou a preparação de uma refeição. O importante é estar aberto para aquilo que quer se expressar por seu intermédio. Lembre-se de que não somos donos das nossas criações - elas não nos pertencem. A criatividade verdadeira nasce de uma união com o divino, com o místico, com o incognoscível. Daí ser ela tanto uma alegria para quem cria, quanto uma bênção para os demais. Criatividade é a qualidade que você traz para a atividade que está fazendo. Trata-se de uma atitude, de uma disposição interior - a maneira como você olha para as coisas...Seja o que for que você faça, se você faz com alegria, se o faz com amor, se seu ato de fazer não é meramente econômico, então ele é criativo. Se algo cresce em seu íntimo como conseqüência, se isso lhe traz desenvolvimento, então é espiritual, é criativo, é divino. Ame o que você faz. Assuma uma postura meditativa enquanto você estiver fazendo algo - seja lá o que for.

5. LIMITE

CARTA : ESTRESSE
Quantas pessoas você conhece que, justamente quando estavam totalmente sobrecarregadas, com projetos demais, com muitos sonhos, de repente foram derrubadas por uma gripe, ou levaram um tombo e acabaram de muletas? Esse é exatamente o tipo de "momento inoportuno" que o macaquinho, com o alfinete na mão, está prestes a impor ao "showman" retratado nessa carta! O tipo de esgotamento nervoso representado aqui acontece de vez em quando com qualquer um de nós, mas os perfeccionistas são particularmente vulneráveis a isso. Nós mesmos é que o provocamos, com a idéia de que, sem a nossa participação, nada acontecerá - especialmente do jeito que queremos que aconteça... Bem, o que o faz pensar que você é tão especial? Você acha que o sol não se levantará de manhã, a menos que você programe pessoalmente o despertador? Saia para dar uma volta, compre algumas flores, prepare para si mesmo um macarrão para o jantar - qualquer coisa "sem importância" serve. Trate de colocar-se fora do alcance daquele macaquinho!




Terapia Floral



Como comentamos na edição anterior, os Florais de Bach, assim como todos os tipos de terapias complementares, não substituem o tratamento médico.





Consulte um Terapeuta Floral!









(GRUPO DO MEDO –continuação





ROCK ROSE- Helianthemum nummularium

Relaciona-se com as qualidades da alma ligadas à coragem e à firmeza. É um dos componentes mais importantes do Remédio Rescue ( Floral de Emergência).
Uma personalidade no estado negativo de Rock Rose vive debaixo de uma ameaça crítica, mental e , não raro, física também. São momentos de crise, situações excepcionais, como acidentes, moléstia repentina, desastres naturais, quando o ser humano é impotente para enfrentar a investida das energias elementais. Tudo acontece depressa demais e segue a direção errada. Mundos separam a personalidade do Eu Superior quando ela tímida, se encolhe dentro dos limites mortais, em vez de confiar na orientação da alma, que poderia deixar fluir para ela as energias necessárias ao domínio da situação.
Todos os estados do tipo Rock Rose são dramáticos por dentro, ainda que as circunstâncias externas não sejam tão ameaçadoras assim. A pessoa se encontra num estado de emergência. No nível físico são situações aonde teríamos vontade de chamar o serviço médico, a pessoa estará geralmente fora de si.
Descreveu-se muito bem o estado como “um murro no estômago”, pois a função do plexo solar foi sobrecarregada. Dizem os sensitivos que o chakra do plexo solar fica “aberto”, algumas pessoas sentem isso como um vazio na “boca” do estômago.
A pessoa julga-se desamparada, tem suores, calafrios, a emanação do medo, impregna-lhe a aura.
Essa essência dissolve o medo, convertendo-o em coragem.
Geralmente os casos de Rock Rose, são temporários, provocados por situações externas, porém, há também o tipo autêntico entre adultos, embora nem sempre pareçam tão nervosos externamente. São de constituição nervosa muito delicada e utilizam os poderes defensivos da mente num ritmo acima do normal, razão pela qual seus recursos de energia se exaurem com facilidade.
Revelou-se muitas vezes proveitoso para pessoas viciadas em drogas.


SINTOMAS-CHAVE

Estado agudo de medo, terror, pânico.




SINTOMAS DEVIDO AO BLOQUEIO DE ENERGIA

· Ansiedades repentinas, que aumentam progressivamente em situações físicas ou mentais de emergência.
· Terror, horror, medo puro e simples.
· Fica tomado fisicamente pelo pânico
· Não ouve, não fala, não vê, o coração quase para de bater.
· Pânico por pesadelos
· Pânico por más notícias



A CRIANÇA ROCK ROSE

É aquela que entra facilmente em pânico, quando se machuca ou se vê perdida da mãe. Crianças com pesadelos freqüentes, ou visões assustadoras.


QUALIDADES QUE A ESSÊNCIA VAI DESENVOLVER

Vai resgatar o estado mental de calma, coragem e presença de espírito, com pensamentos de paz, com o pavor colocado nas suas reais dimensões, a pessoa passa a agir esquecendo-se de si mesma.


SUA DESCOBERTA

Em 1.932, Dr. Bach foi chamado para atender uma senhora com hemorragia digestiva, perdendo muito sangue. Dr. Bach foi até ela, colocou a mão em sua testa e lhe disse:
Por que está acontecendo isso? Você logo ficará bem! Descanse e durma.
A hemorragia cessou e ela dormiu. No dia seguinte estava curada.
Ele mobilizou toda a força de vida que aquela mulher tinha dentro de si, fazendo com que ela respondesse para si mesma o porque de tudo aquilo.
Foi para Kent, deparou-se com as flores douradas de Rock Rose silvestre e, guiado pelo seu conhecimento interior, sabia que este seria o remédio para o terror e o pânico.





“Todo medo deve ser banido, nunca deveria existir na mente humana, e só é possível quando perdemos de vista a Divindade. É algo estranho a nós, porque somos filhos do Criador, centelhas da Vida Divina, invencíveis, indestrutíveis e imbatíveis.” Dr. Bach




Osho: um Mestre em auto-ajuda




É importante ter algum tipo de controle sobre a vida?


A melhor forma de perder a vida é ter uma certo controle ante ela. O controle tem sua origem na mente e a vida supera a mente. Os controles são nossa criação, são nossos prejuízos, nossas invenções. A vida não é criada por nós; ao contrário, nós somos apenas ondas no lago da vida.Que tipo de controle pode ter uma onda em relação ao oceano? Que classe de controle pode ter uma folha de grama com relação a Terra, a Lua, ao Sol ou as estrelas? Todos os controles são egoístas, todas os controles são estúpidos.
A vida não é uma filosofia, não é um problema; é um mistério. Você tem que vivê-la, não de acordo a certo de padrão de conduta, não de acordo a um condicionamento, não de acordo com o que te contaram sobre ela. Você tem que começar novamente, desde o zero.
Cada indivíduo deve pensar como se fosse o primeiro na terra; um Adão ou Eva. Então, é possível abrir-se a infinitas possibilidades.
Então você será vulnerável, acessível e quanto mais vulnerável fores, mas acessível, terás maiores possibilidades de vida.
Teus controles funcionam como barreiras; então a vida nunca chega a ti como é, tens que encaixar em tua filosofia, em tua religião, em tua ideologia e nessa mesma adaptação, algo morre. O que tiras dela é um cadáver. Pode parecer vida, porém, não o é.
Isso é o que as pessoas tem estado fazendo através dos séculos. Os hindus vivem de acordo com a atitude hindu, os muçulmanos vivem de acordo com a atitude muçulmana e os comunistas vivem de acordo com a atitude comunista. Porém, recorda uma verdade básica e fundamental: o controle não te permite entrar em contato com a vida tal como é. Distorce, interpreta.
Quando tens um certo controle diante a vida, perdes a mesma. A vida é vasta, nenhum controle pode conte-la; é impossível classificá-la numa certa definição. Se, teu controle pode cobrir um certo aspecto, somente será um aspecto. E a tendência da mente é proclamar seu aspecto como se fosse o todo e no momento em que se pretende que o aspecto seja o todo, é perdido a conexão com a vida. Então, vives rodeado de teu controle numa espécie de cúpula, encapsulado e és infeliz. Então, tuas mal chamadas religiões estarão felizes porque isso é o que elas têm estado dizendo: que a vida é um vale de lágrimas. Buda disse que o nascimento é sofrimento, que a juventude é sofrimento, que a velhice é sofrimento e que a morte é sofrimento; toda a vida não é mais que uma larga, larguíssima tragédia. Se começas com condições, descobriras que Buda estava certo; tu serás a prova.
Porem eu quero dizer-te que a vida não é infelicidade e não estou em absoluto de acordo com Buda. A vida se converte em miséria, mas isso se deve a ti; de outra maneira a vida é um eterno gozo. Porém, para conhecer o gozo eterno terás que viver com o teu coração aberto, com tuas mãos abertas.
Não te aproximes da vida com os punhos cerrados, apertados. Abre tuas mãos.
Entra na vida com imensa inocência. Os controles são astutos; tens decidido de antemão sem haver saboreado, sem haver experimentado, sem haver vivido. Tens chegado a certas conclusões, e obviamente, se estas conclusões já estão em ti, a priori, a vida delas irá confirmando. Não é que a vida as confirme, senão que toda tua mente tratará de encontrar os meios e as formas, os argumentos e os dados que as apóiem.
Ensino-te uma vida sem controle algum. Este é um dos fundamentos de minha experiência. Se realmente queres conhecer o que és, deixa de lado toda filosofia, todos os “ismos”. Caminha então com as mãos abertas e totalmente nu ao sol, para ver o que és.
Pensava-se no passado que nossos sentidos eram portas pelas quais a realidade entrava no mais profundo de nosso ser. Agora, as últimas investigações demonstram outra coisa: nossos sentidos não são portas, também são guardiões. Somente permitem passar dois por cento da informação, e noventa e oito por cento é excluída. Qualquer coisa que vá de contrário a tua idéia de vida são excluídas e somente dois por cento consegue filtrar-se e entrar.
Agora, viver uma vida de somente dois por cento, não é em absoluto viver.
Quando se pode viver cem por cento, por que decidir viver somente dois por cento?
Perguntas-me: É importante ter algum tipo de controle diante da vida?
Não somente não é importante, senão que é perigoso ter qualquer controle a respeito da vida. Por que não permitir que a vida dance sua dança, cante sua canção, sem nenhuma expectativa? Por que não podemos viver sem expectativas? Por que não podemos ver a vida tal como é em sua pureza? Por que temos nos impor a ela? Em nada sais perdendo. Trata-se de te impor à vida, somente tu será o perdedor.
É melhor não colocar etiquetas na vida, é melhor é melhor não dar-lhe uma estrutura, é melhor deixá-la aberta sem final, é melhor não classificá-la, não etiquetá-la. Terás uma experiência muito mais bela das coisas, terás uma experiência mais cósmica das coisas, porque as coisas não estão realmente divididas. A Existência é um todo orgânico, é uma unidade orgânica. A folha menor do jardim, a mais pequenas das folhas é tão importante como a maior das estrelas.
O menor é também o maior, porque tudo é uma unidade, é uma continuidade. E no momento em que começas a dividir, estás criando linhas arbitrárias, definições e é assim que se vai perdendo a vida e o seu mistério.
Todos temos controles; essa é a nossa angústia. Todos encaramos a vida de um certo ponto de vista e é aí que nossa vida se torna pobre; porque cada aspecto pode ser como muito, uma só dimensão, e a vida é multidimensional. Tens que ser mais fluídico, mais capaz de dissolver-te e fundir-te, não tens que ser um espectador da vida, exceto de si mesmo. Não há nada que resolver. Não tomes a vida como um problema,pois ela é um mistério tremendamente belo.
Experimente bebê-la, como um puro vinho!
Embriague-se com ela!





Dicas


CONSELHOS PARA UMA EXISTÊNCIA PLENA E FELIZ
Parte I


1- Chega de sofrer!
Decida de uma vez por todas que você não está mais disposto a sofrer de maneira alguma!
Identifique de que maneira você atrai a desgraça a si próprio ou permite às circunstâncias exteriores fazê-lo.
Tome iniciativa, mude a sua realidade. Agora!


2- Você não precisa provar nada a ninguém!
Tudo o que você precisa é fazer a si próprio feliz. Esta é a única prova de que você está no caminho certo.


3- Pergunte-se sempre: O que eu realmente desejo?
Você deve reconhecer seus dons e saber valoriza-los.
Cada dom expressa um profundo desejo e uma real necessidade de sua alma.
Pelo mundo afora existe sempre alguém que quer muito receber justamente aquilo que você quer dar!
Identifique seus dons especiais. Faça uma lista de todos eles.
Procure desenvolvê-los. Mesmo se ainda isto não lhe traga retorno financeiro.
Como saber se você é possuidor de um dom especial :
Quando você possui uma sensibilidade especial para algo determinado.
Quando você é capaz de aprender algo com facilidade e tem condições de renova-lo, incrementa-lo ou ser original no que faz.
Quando esta ocupação lhe provoca fluência, vitalidade e alegria.
Quando o assunto lhe “toca o coração”, causando-lhe verdadeira preocupação.


4- A primeira prova que você faz o que gosta é: mesmo que não lhe paguem nada em troca, você estará disposto a continuar a fazê-lo em troca do prazer e do sentimento de importância que você confere a esta ocupação.
Faça uma lista de todas as coisas que você tem prazer em fazê-las sem preocupação com o que vai receber em troca
Não renuncie a nenhuma vontade criativa que tiver e valorize tudo o que você tem para oferecer.



5- Ouça o seu interior e os sinais que ele emite através dos sentimentos:
Alegria, entusiasmo, vitalidade, criatividade e auto-estima, quando você segue direção certa.
Nervosismo, frustração, medo, aborrecimento e depressão, quando você age contra si próprio.


6- Procure sempre o caminho conduzido por seu coração, o caminho do amor; o caminho que une você à satisfação interior e à alegria.
Faça, o quanto mais, as coisas que você gosta e não se preocupe. Lentamente, o trabalho dará frutos também no mundo exterior.
Quanto mais feliz e satisfeito contigo mesmo, quanto mais você agir de maneira criativa e com amo, mais você atrairá dinheiro e prosperidade.

7- Tire do seu dicionário pessoal palavras como: “impossível”, “difícil”, “proibido”, “fracasso”, “mal”, “amanhã”, “não posso”, “deve”, “talvez” e palavras similares cuja função é transformá-lo em um coitado.
Confie nos seus sonhos e realize-os.
Lembre-se sempre: Não há nada que possa enfrentar a sua força de vontade e a sua perseverança.

8-Identifique dentro de si aquela pequena criança que precisa de um abraço e de incentivo constante.
Fale com ela adote-a com muito calor e compreensão.
Trate-a da mesma maneira que você teria gostado de ser tratado quando você era criança.
Agora você é o pai de si próprio. Crie uma criança feliz!



9-Investigue de que maneira um certo sofrimento que te atormenta pode estar ligado à sua dificuldade de abandonar algo que você perdeu no passado.
O que você perdeu e que lhe é difícil conformar com a perda?
Será que você pode trazer de volta o que perdeu?
Se sim, não perca tempo e faça isso.
Se não, deixe claro a si próprio que não há mais o que fazer a esse respeito.É realmente um caso perdido! Não há mais o que fazer! Você deve se conformar, dar-se por vencido, renuncie de maneira interior ao que perdeu.
Conforme-se com o que não se pode evitar!





10- Quando você renuncia àquilo que perdeu, você está abrindo uma porta para aceitar algo novo que pode não ser aquilo que você perdeu, mas que talvez, seja até melhor!
No mundo existe abundância infinita em todos os sentidos.
Renuncie ao objeto específico que você perdeu, mas, nunca renuncie ao seu direito à felicidade




11- Identifique tudo de bom que acontece em sua vida sem que para isso você tenha que fazer qualquer esforço.
À sua volta existe milhares de raros e maravilhosos presentes que a natureza lhe permite aproveitar incluindo seu corpo e sua alma. Sinta-se gratificado.
Não permita que a rotina lha faça esquecer todas as coisas boas que você recebeu sem que nada lhe fosse pedido em troca.
Faça uma lista com todas as coisas que lhe provocam satisfação e gozo. Sem que para alcança-los, você tenha que lutar ou esforçar-se. Isso lhe ajudará a desenvolver o senso de crença na abundância do Universo.







12- Quando algo se encontra em quantidade e à facilidade de seu alcance, a tendência á esquecer rapidamente a importância e o valor que eles representam para você.
Vale a pena imaginar de vez em quando, como você se sentiria se, de repente, você perdesse esse algo que lhe é importante e que você não percebe. Choque um pouco a sua indiferença .
Nada é óbvio! Aprenda a valorizar alguns detalhes que lhe passam despercebido.




13- Se alguma pessoa ou situação lhe faz sentir-se limitado, carente ou bloqueado, o que provoca em você frustração, raiva e depressão, lembre-se: Eles só refletem seu próprio senso de limitação. Esta é uma oportunidade para você superar, mais um obstáculo em seu caminho ao senso da abundância infinita.
Procure a melhor maneira de tirar um a lição desta situação e corrigi-la.




14-Jamais bloqueie o amor, qualquer tipo de amor. Expresse-o em termos reais ou imaginários.
Se você gosta de certas coisas que por enquanto você não pode conseguir, não renuncie ao desejo. Não bloqueie a força do amor existente em você e que é dirigida a outrem; realize-a na imaginação enquanto toma atitudes concretas para alcançá-las.
Se não for possível concretizar seus desejos transfira a força do amor a outros objetivos mais fáceis de serem alcançados.


15- Antes de realizar algo importante pergunte-se sempre: Quanto isto contribuirá ao meu desenvolvimento, à minha felicidade e à minha realização pessoal?
Responda a si próprio honestamente e prepare-se para descartar tudo que for dispensável em sua vida. Tudo que você prefere continuar fazendo de forma rotineira e habitual, somente devido à falta de energia e ao medo de realizar mudanças em sua vida.
Afaste-se de todas as pessoas e situações que lhe causam mal e que por algum motivo você ainda se encontra ligado a elas.




16- Deixe que cada um siga seu destino.
a) Cuide do excesso de piedade para com outros, para que, no final das contas você não tenha que apiedar-se de si mesmo.
b) Em primeiro e mais importante lugar seja responsável consigo mesmo.
c) Se for possível ajudar com alegria, com cooperação, faça-o sem hesitar. Mas, se você sentir que isso está lhe prejudicando, pare o mais rápido possível.
d) Muitos enviados têm a força divina e não faltará quem possa ajudar – talvez em melhores condições que você àqueles que necessitam.
e) Pare com a mania de querer ser santo em prejuízo a si próprio!




17- Organize uma agenda de sonhos. Escreva os sonhos juntamente com o significados que você tentou dar a eles.
O sonho é uma fonte maravilhosa de aprendizado, de experiência, de orientação e de inspiração.
Esteja aberto para receber os sonhos. Peça à força do sonho respostas às perguntas que lhe são importantes.



18- Esteja consigo próprio como quem está bem perto da alma amada.
Agrade a si próprio o máximo possível. Compre-se coisas que você deseja, permita-se pequenas regalias.
Esteja próximo às pessoas com as quais você se sente aberto e enriquecido espiritualmente.
Faça o que lhe faz sentir bem, alegre, realizado.
Afaste-se de tudo que perturbe sua paz interior que possa deprimir-lhe, bloquear-lhe ou causar-lhe sofrimentos.
Desenvolva o amor próprio e a auto-valorização.




19-Desenvolva a solidariedade que existe em você para com todos os irmãos e irmãs - seres humanos. Preste atenção à verdade de que todos nós, juntos, somos um.
Procure o ponto de luz e o que há em cada um. Seja defensor da vida, irradie amor.



20- Quando você sente raiva aprenda a expressá-la de forma não destrutiva. Não guarde seus sentimentos, mas evite o quanto possível atingir seu meio de forma negativa.
É legítimo zangar-se...mas com cuidado. Não destrua.
Aprenda a fazer de sua raiva um trabalho interior construtivo. Existem vários meios para isso.



21- Quando você se sente deprimido é sinal de que tem algo a incomodar-lhe e que você não sabe como tratá-lo, sentindo-se importante para enfrentá-lo.
Até mesmo a raiva é preferível à depressão, pois, quando se sente raiva, pelo menos, você sente o poder de sua força.
Em vez de ficar deprimido ou zangar-se, é preferível saber que sempre existe uma solução e você vai encontrá-la.
Continue batalhando, com confiança na força que você tem, para encontrar uma solução criativa ao problema que o preocupa.





22- Desenvolva a harmonia e o equilíbrio em sua alma, principalmente o equilíbrio entre o cérebro e o coração.
Desenvolva pensamento lógico e prático mas não ignore a voz do coração. Também o sentimento tem a sua lógica.


Um momento para mim


Quando me amei de verdade
Charles Chaplin



Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo , na hora certa, no momento exato.
E, então, pude relaxar. Hoje sei que isso tem nome...

Auto-estima.



Quando me amei de verdade, pude perceber que a minha angústia, meu sofrimento emocional não passa de um sinal de que estou indo contra as minhas verdades.
Hoje sei que isso é...
Autenticidade.



Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de...
Amadurecimento.



Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é...
Respeito.

Quando me amei de verdade, comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável ... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início, minha razão chamou essa atitude de egoísmo
Hoje sei que se chama...
Amor-próprio.


Quando me amei de verdade, deixei de temer meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro. Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é...
Simplicidade.



Quando me amei de verdade, desisti de querer ter sempre razão e, com isso, errei muito menos vezes.
Hoje descobri a...
Humildade.



Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de me preocupar com o Futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é...
Plenitude.



Quando me amei de verdade, percebi que a minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando eu a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é....
SABER VIVER!



ESPAÇO DO LEITOR


Adely,

Vou contar um pouco da minha historia:
Meus relacionamento parecem um carma, um resgate, e eu sempre saio muito machucada, me sentindo rejeitada.
No inicio do relacionamento, há sempre uma paixão intensa, depois de uma hora para outra tudo muda, acaba!
Há dois meses atrás, me relacionei com um colega de faculdade,e em menos de 30 dias, “ levei o maior fora”...
Tudo isso é muito difícil porque o que eu mais desejo, é encontrar alguém que tenha a minha energia, que goste das coisas que gosto, e que tenha fé em Deus.
Espero que você possa me ajudar e desde já agradeço.

G.





G., obrigada por sua participação!

Apesar de ser uma situação que se repete há muito tempo em sua vida, antes de mais nada é necessário que reverta em seu subconsciente, a crença de que essa situação é seu “karma” ou o seu “resgate”.
Sem dúvida é uma situação rica em oportunidades e amadurecimento .
Portanto, antes de mais nada é importante que trabalhe interiormente, através de afirmações positivas tais como:

* “Me amo, me aprovo e me dou permissão para mudar e ser feliz”.
* “Me amo e meus relacionamentos afetivos são felizes e me realizam.”
* “O amor vem a mim com facilidade”
* “Sou uma pessoa amorosa e boa”
* “Estou segura (o) quando amo e sou amada (o)”
* É seguro e bom quando me relaciono”.

Ao ler todas essas frases, qual lhe chama mais a atenção? Não pense, SINTA!



Trabalhe inicialmente com essa frase, até que se sinta confortável ao repeti-la.
Seu interior lhe dará o sinal para passar adiante.
Dedique diariamente alguns minutos para repeti-la como uma oração.
Coloque-se em estado de relaxamento através da respiração, certifique-se de que esteja num ambiente confortável e silencioso e repita-a, com um sentimento profundo no coração: a vontade de mudar, de se curar.
Repetir diante do espelho, olhando-se nos olhos, é ainda melhor.
O tempo mínimo para esse exercício é de 30 dias.

Depois é importante que busque em algum acontecimento passado, o momento ( situação traumática) à partir do qual você passou a se sentir rejeitada e à se rejeitar. Pode lhe parecer estranho, mas, as pessoas fazem conosco, exatamente o que nós mesmos fazemos.
Investigue em seu mundo interior e trabalhe no sentido do autoconhecimento, que lhe ajudará em sua auto-estima e auto-imagem. Assim, as pessoas responderão à essa mudança.
Investigue também se em algum tempo ( provavelmente ao término do relacionamento com o seu “grande e primeiro amor”), você não jurou que nunca mais se daria a ninguém, ou iria amar.
Se conseguir lembrar de algo assim, dedique-se à afirmação: “Estou segura (o) quando amo e sou amada (o)”.
Descubra sua resistência ao relacionamento e à intimidade, entendendo que a resistência é na verdade, uma espécie de “defesa oculta”, lhe desviando das “ameaças”( aquilo que você mais deseja).
Em todos os casos que acompanhei, de pessoas com relacionamentos que terminavam sempre em frustração e humilhação , havia inconscientemente na própria pessoa, um profundo medo de amar, de se entregar, de criar intimidade ou de se relacionar. Portanto, antes de pensar que há algo de errado ( azar, feitiço, ou algo assim), dedique-se a encontrar a natureza oculta em si, que tem medo de se relacionar ou de se entregar.

Além disso, tire o foco da sua atenção ( energia) do que considera “problema”.
Trace outros planos para si, dedique-se com afinco a outras atividades que lhe motivem.
Quando estamos sofrendo , ficamos “embriagados” com o problema.
Pensamos e falamos nele o tempo todo, em busca de solução ou alívio interior.
Porém, isso só aumenta o problema. Para que possamos resolver algo, primeiro precisamos tirar a “dor”.
Aprender a olhar o fato com responsabilidade e não como vítima. Buscar soluções exteriores, significa ter de promover em si, mudanças. Não há outro caminho efetivo e real!
Dedique-se a se amar mais, a ser mais amiga de si, a se apoiar e a se aprovar.
Passe a ver esse desafio como uma oportunidade de aprendizado e dedique-se a encontrar em si mesma respostas.

Investigue se seus sonhos de amor, não são românticos e idealizados demais. Investigue se não traçou um perfil de “príncipe perfeito” ou “alma gêmea”. Ilusões geram desilusões! Pessoas que chamamos de “perfeitas” ( da maneira como queremos), não existem! Existem apenas pessoas, seres únicos, gente, como eu e você!

Concentre-se em imaginar-se feliz, muito feliz ao lado de alguém. O ideal é não tentar forçar a imagem de alguém nessas visualizações. As pessoas são livres para nos rejeitar.
Passe um bom tempo antes de adormecer, simplesmente se imaginando preenchida de amor, e entregue-se a essas sensações.

E mais uma dica: se ao conhecer alguém, estiver repleta de um sentimento de “carência afetiva” ( carência de si ), saiba que a outra pessoa ( a não ser que esteja na mesma situação), irá desaparecer em pouco tempo da sua vida. As pessoas sentem a energia da carência como algo que lhes é roubado, ou se sentem aprisionadas.
Algumas vezes essas sensações são interpretadas mais ou menos assim: “Sei lá, tem algo de estranho com aquela pessoa, vou me afastar.”
E quando menos se percebe a pessoa já desapareceu.
Esteja atenta a isso. E resolva a sua carência, preenchendo-se mais de si mesma, antes de buscar um relacionamento.

Parece muita coisa? Não é não! Assim como nos dedicamos a aprender a ler, a escrever, a andar, porque não nos dedicamos a nos amar e a nos auto-conhecer?
Tudo tem um “preço”; além de necessitar de dedicação e empenho.
Mas quem já experimentou, reconhece que os resultados compensam, e muito, a dedicação.

Ame-se e faça-se feliz!


Tenho certeza que o Universo lhe responderá de maneira positiva e realizadora.

Descobrir o que essa situação está lhe mostrando acerca de si mesma, esse é o objetivo. A dor só existe, aonde a Consciência não está...


Luz e Paz em seus caminhos!







Agradecimentos: Elaine Pitta ( carinhosa revisão dos textos)
À todos que compartilharam com outras pessoas esse material!

Nenhum comentário: