domingo, 17 de fevereiro de 2008

REVISTA n. 5

ÍNDICE

CANTINHO DO AUTOCONHECIMENTO: “O Sofrimento e a Mente” – Parte 2
AFIRMAÇÕES POSITIVAS / METAFÍSICA: “A Cor Certa para Cada Momento” – parte 2
FLORAIS DE BACH: “GRUPO DO MEDO (cont.): “Aspen”
AGENDA: CURSO Espelho
OSHO, UM MESTRE EM AUTO AJUDA: “Amor e Relacionamento”
DICAS: “CONSELHOS PARA UMA EXISTÊNCIA PLENA E FELIZ” (cont.)
ESPAÇO DO LEITOR: Texto de Cristina Cairo sobre Obesidade



CANTINHO DO AUTOCONHECIMENTO
O SOFRIMENTO E A MENTE (2ª parte)

O que acontece ao sofrimento quando nos tornamos conscientes o bastante para romper a nossa identificação com ele?
A inconsciência cria o sofrimento. A consciência transforma o sofrimento nela mesma. São Paulo expressa esse princípio universal de uma forma linda ao dizer: “Tudo é revelado ao ser exposto à luz e o que for exposto à própria luz se torna luz”. Assim como não se pode lutar contra a escuridão, não se pode lutar contra o sofrimento. Tentar fazer isso poderia gerar um conflito interior e um sofrimento adicional. Observar o sofrimento já é o bastante. Observá-lo implica aceitá-lo como parte do que existe naquele momento.
O sofrimento consiste na energia vital aprisionada que se desprendeu do campo energético total e se fez temporariamente autônoma, através de um processo artificial de identificação com a mente. Ela se volta para dentro de si mesma e se torna algo contrário à vida, como um animal tentando comer o próprio rabo. Por que você acha que a nossa civilização se tornou tão autodestrutiva? Acontece que as forças destrutivas da vida ainda são energia vital.
Mesmo quando começamos a deixar de nos identificar e nos tornamos observadores, o sofrimento ainda continua a agir por um tempo e vai tentar fazer com que voltemos a nos identificar com ele. Embora não esteja mais recebendo a energia originada da nossa identificação com ele, o sofrimento ainda tem sua força, como uma roda-gigante que continua a girar mesmo quando deixa de receber o impulso. Nesse estágio, o sofrimento pode até ocasionar dores em diversas partes do corpo, mas elas não vão durar. Esteja presente, fique consciente. Vigie o seu espaço interior. Você vai precisar estar presente e alerta para ser capaz de observar o sofrimento de um modo direto e sentir a energia que emana dele. Agindo assim, o sofrimento não terá força para controlar o seu pensamento. No momento em que o seu pensamento se alinha com o campo energético do sofrimento, você está se identificando com ele e, de novo, alimentando-o com os seus pensamentos.
Por exemplo, se a raiva é a vibração de energia que predomina no sofrimento e você alimenta esse sentimento insistindo em pensar no que alguém fez para prejudicá-lo ou no que você vai fazer em relação a essa pessoa, é porque você já não está mais consciente, e o sofrimento se tornou “você”. Onde existe raiva, existe sempre um sofrimento oculto. Quando você começa a entrar em um padrão mental negativo e a pensar como a sua vida é horrorosa, isso quer dizer que o pensamento se alinhou com o sofrimento e que você passou a estar inconsciente e vulnerável a um ataque do sofrimento. Utilizo a palavra “inconsciência” no presente contexto para significar uma identificação com um padrão mental ou emocional. Isso implica uma ausência completa do observador.
Manter-se em um estado de alerta consciente destrói a ligação entre o sofrimento e o mecanismo do pensamento, e aciona o processo de transformação. É como se o sofrimento se tornasse o combustível para a chamada da consciência, resultando em um brilho de mais intensidade. Esse é o significado esotérico da antiga arte da alquimia: a transformação do metal não-precioso em ouro, do sofrimento em consciência. A separação interior cicatriza, e você se torna inteiro outra vez. Cabe a você, então, não criar um sofrimento adicional.
Resumindo o processo: concentre a atenção no sentimento dentro de você. Reconheça que é o sofrimento. Aceite que ele esteja ali. Não pense a respeito. Não permita que o sentimento se transforme em pensamento. Não julgue nem analise. Não se identifique com o sentimento. Esteja presente e observe o que está acontecendo dentro de você. Perceba não só o sofrimento emocional, mas também a presença “de alguém que observa”, o observador silencioso. Esse é o poder do Agora, o poder da sua própria presença consciente. Veja, então, o que acontece.
Em inúmeras mulheres, o sofrimento manifesta-se, em particular, no período anterior ao fluxo menstrual.
No momento, o importante é que você seja capaz de estar alerta e presente quando o sofrimento aparecer e de observar o sentimento em vez de se deixar dominar por ele. Essas atitudes proporcionam uma oportunidade para a mais poderosa das práticas espirituais e tornam possível uma rápida transformação de todo o passado.
A identificação do ego com o sofrimento
O processo que acabei de descrever é extremamente poderoso, embora simples. Poderia ser ensinado a uma criança, e tenho a esperança de que um dia será uma das primeiras coisas a serem aprendidas na escola. Uma vez entendido o princípio básico do que significa estar presente observando o que acontece dentro de nós – e “entendemos” isso quando passamos pela experiência –, teremos à nossa disposição a mais poderosa ferramenta de transformação.
Não nego que podemos encontrar uma forte resistência interna tentando nos impedir de pôr um fim à identificação com o sofrimento. Isso acontecerá particularmente se tivermos vivido intimamente identificados com o sofrimento emocional durante a maior parte da Vida e se tivermos investido nele uma grande parte ou mesmo todo o nosso sentido de eu interior. Isso significa que construímos um eu interior infeliz por conta do nosso sofrimento e acreditamos que somos essa ficção fabricada pela mente. Nesse caso, nosso medo inconsciente de perder a identidade vai criar uma forte resistência a qualquer forma de não-identificação. Em outras palavras, você preferiria viver com o sofrimento – ser o sofrimento – a saltar para o desconhecido, correndo o risco de perder o seu infeliz, mas familiar ‘eu interior’.
Se esse é o seu caso, observe a resistência dentro de você. Observe o seu apego ao sofrimento. Esteja muito alerta. Observe como é estranho ter prazer em ser infeliz. Observe a compulsão de falar ou pensar a esse respeito. A resistência deixará de existir se você torná-la consciente. Poderá então dar atenção ao sofrimento, estar presente como testemunha e iniciar a transformação.
Só você pode fazer isso. Ninguém pode fazer por você. Mas, caso tenha bastante sorte para encontrar alguém intensamente consciente, se puder estar com essa pessoa e juntar-se a ela no estado de presença, isso poderá ser de grande utilidade, acelerando o processo. Se isso acontecer, a sua própria luz logo brilhará mais forte. Quando colocamos um pedaço de lenha que tenha começado a queimar há pouco tempo perto de outro que está queimando vigorosamente e, depois, separamos os dois novamente, o primeiro tronco passará a queimar com uma intensidade muito maior. Afinal de contas, é o mesmo fogo. Ser um fogo dessa natureza é uma das funções de um mestre espiritual. Alguns terapeutas estão aptos a preencher essa função; desde que tenham alcançado um ponto além do nível de consciência e sejam capazes de criar e sustentar um estado de presença intensa e consciente enquanto estiverem trabalhando com você.
livro de Eckhart Tolle "O poder do Agora"

METAFÍSICA

A COR CERTA PARA CADA MOMENTO - PARTE II

Adely Lázaro Branco

Como comentamos na matéria anterior, devemos fazer um uso consciente das cores que aplicamos em nosso corpo, principalmente através das roupas que escolhemos usar. As cores presentes em nossas vestimentas influenciam nosso estado emocional e, muitas vezes, o evidenciam.
É importante que você escolha usar cores que sejam opostas a um estado negativo pelo qual esteja passando. Esse pode ser um importante recurso de auto-ajuda. Por exemplo, use tons alegres, vivos, como o amarelo e o laranja, quando estiver triste e melancólico. Ou, tons de azul ou índigo quando estiver mau humorado, inseguro, eufórico ou ansioso. Ou ainda, vermelho ou laranja, para aqueles momentos em que se sente sem brilho, sem energia, desmotivado, desvitalizado ou indisposto. Por outro lado, as cores não só provocam sensações em quem as está usando, como também nas pessoas com as quais estiver convivendo.

VERMELHO: é indicado para pessoas desanimadas que precisam enfrentar longas jornadas ou que estejam se sentindo desanimadas. O vermelho coloca as pessoas em evidência, sendo, portanto, uma cor favorável para quando desejamos investir em nossa sensualidade. As pessoas agitadas ou ansiosas devem evitar essa cor.

LARANJA: é indicado para as pessoas que se sentem deprimidas ou desencorajadas, excelente para enfrentar desafios ou situações que lhe tragam a sensação de fragilidade. Contribui para a expressão verbal, corporal e para a criatividade. Desperta a auto-estima, o otimismo e a disposição. Em momentos de tensão ou propensão à discussão, evite esta cor.

AMARELO: favorece a comunicação, desperta a jovialidade, sugere divertimento, diversão, descontração e festividade. Pessoas inseguras não devem usar essa cor, nem aquelas que necessitem transmitir uma imagem de segurança e confiabilidade.

VERDE: favorece o bom senso, o equilíbrio, serenidade aos pensamentos, evita os extremos, controla a impulsividade. Auxilia as pessoas que se encontram estressadas, agitadas, nervosas. Deve ser evitada pelas pessoas que sentem insegurança.

AZUL: propicia calma e serenidade, alivia as tensões e preocupações, traz serenidade nos casos de desgaste emocional. O azul favorece a aproximação entre as pessoas e faz com que sintam-se à vontade. O azul escuro deve ser evitado por pessoas com tendências depressivas.

VIOLETA: alivia as preocupações, as repetições mentais, indicado para as funções de liderança e para a tomada de decisões, além de favorecer a tomada do controle das situações. Deve ser evitada em ocasiões festivas ou descontraídas.

MARROM: firmeza, segurança, maturidade, responsabilidade, solidez, favorece a objetividade. Excelente para os negócios, devendo BRANCO: ser evitada nas situações românticas.
serenidade, paz, purificação, sentimentos de pureza, transparência, harmonia. Ideal para circular em ambientes turbulentos.

PRETO: elegância, sobriedade, imponência, respeito, cria uma barreira entre as pessoas, induz ao isolamento, isola energeticamente. Dessa forma, se você está bem e deseja se proteger em meio a um local “carregado”, essa é uma boa cor. Mas, se você não está bem, usar essa cor pode mantê-lo ainda mais fechado em seu mundo de tristezas e isolamento.
Viva mais feliz com todas as cores em você!!!

FLORAIS DE BACH

Como já comentamos em edições anteriores, os Florais de Bach, assim como as demais terapias complementares, não substituem o tratamento médico.

→ Consulte um Terapeuta Floral!

GRUPO DO MEDO (continuação)
ASPEN Populus tremula

Relaciona-se com as qualidades da alma ligadas ao destemor, ao domínio e à ressurreição. No estado negativo de Aspen, a pessoa se vê presa a ansiedades inconscientes.
Diz-se que as pessoas necessitadas do tipo Aspen nasceram sem uma camada protetora de pele. A distinção entre a sua consciência da realidade física e os outros planos, particularmente o plano emocional e astral, é primorosamente sintonizada. Esses planos abrigam não só experiências pessoais emocionais, mas também conceitos coletivos, como contos de fadas e idéias simbólicas, arquétipos, superstições, nossas noções de céu e inferno, e muito mais. Este é o plano através do qual precisamos passar todas as noites, em sonhos, à fim de alcançar o nível transpessoal da existência, onde podemos fazer contato com o Eu Superior, que nos manda forças construtivas e curativas enquanto dormimos.
As pessoas que precisam de Aspen são, muito mais do que as outras, inundadas dia e noite por pensamentos e imagens desse plano astral ou emocional, sem que se dêem conta disso. Recebem impulsos inconscientes, que a consciência desperta não identifica, pois a fonte do impulso é desconhecida. Isso dá origem ao medo. Uma espécie de medo misterioso que nos sobe, rastejando pelas costas, um medo nos arrepia e nos põe os cabelos em pé. “Estou com medo não sei do que”, “Tenho um pressentimento mau”, são frases típicas. Em casos extremos padecem as torturas do inferno, de que todo o corpo se deixa envolver, com suor, tremores, frio no estômago. Mas o medo continua impotente, não há o que se possa fazer. Isso é frustrante e produz mais medo.
É possível encarar os pacientes do tipo Aspen como paralisados nesse ponto do plano astral habitado pelo medo e incapazes de fazer contato com o Eu Superior, que lhes mandaria forças auxiliadoras. Um estado assim, de ficar confuso, revela-se não raro, no sonambulismo, no falar durante o sono, ou em pesadelos. Você acorda tomado pelo pânico e tem medo de voltar a dormir.
As crianças são mais abertas para esses planos do que os adultos, desenvolvendo medo do escuro, “bicho-papão”, “espírito mau” etc. É evidente que esses medos nas crianças são também desencadeados pelos medos que os pais lhes impõem a fim de obterem “controle” sobre elas. Esse é um ato de covardia, muitas vezes feito de maneira inconsciente, simplesmente repetindo a educação recebida.
No entanto, muitos adultos também desenvolvem esses tipos de medos, sem explicação.Possuem uma espécie de “antena inconsciente”, que recebe influências diretas de todo ambiente.São pessoas que se sentem subitamente mau, em uma ocasião festiva, por exemplo.
As pessoas do tipo Aspen registram tudo relativo às vibrações que o circundam e isso demanda muita energia: a atmosfera do escritório, o ônibus lotado, as multidões, os conflitos familiares, o medo da inflação e da violência, e todos os tipos de ameaças que pairam no ar. Os medos permanecem vagos e inexplicáveis, gerando uma série de desequilíbrios, portanto dificilmente o indivíduo comentará sobre os tais medos, pois é difícil falar sobre eles, já que são tão indefinidos.
O indivíduo que tomar Aspen verá que o medo começa a diminuir e a confiança em si aumentar. Tem consciência da origem do medo, da Força Criadora que tudo rege. Essa confiança possibilita o uso consciente do lado positivo da energia do tipo Aspen. É a capacidade de sintonizar planos de consciência mais sutis, não materiais, de explorá-los sem medo, de fazer experiências com eles, e de usar os conhecimentos adquiridos em benefício de nossos semelhantes. Estas são as qualidades, por exemplo, de bons professores, psicoterapeutas e pessoas que trabalham em parapsicologia.
Alguns profissionais recomendam Aspen no tratamento de alcoólicos, vítimas de idéias obsessivas, mulheres violentadas, crianças maltratadas e às pessoas sensitivas demais, médiuns, bem como quem tenha feito viagens de horror em virtude de drogas.

SINTOMAS-CHAVE
Medos vagos, inexplicáveis, apreensões, medo secreto de algum mal iminente.

SINTOMAS DEVIDO AO BLOQUEIO DE ENERGIA

· Medo sem fundamento, dia e noite
· Súbitos ataques de ansiedade sem fundamento, quando a pessoa está só ou em meio a multidões.
· Sensação arrepiante de medo
· Sensação de presença de espíritos
· Auto-sugestão, ilusões, imaginação além do limite.
· Medo de perseguição, medo de um poder invisível.
· Pesadelos
· Medo de assuntos relacionados a assuntos espirituais
· Medo da morte ou da escuridão
· Medo dos próprios medos, mas não conta a ninguém.
A CRIANÇA ASPEN
É aquela que tem pesadelos ou terror noturno, acorda chorando de madrugada, com medo de “monstros”. Não fica sozinha, nem no escuro, nem no claro, não sabendo dizer do que tem medo.

QUALIDADES QUE A ESSÊNCIA VAI DESENVOLVER

Aspen vai trazer a paz interior. A conscientização do medo, para que a pessoa possa enfrentá-lo e saber que ele não tem fundamento, libertando-se dele.
“Devemos praticar firmemente a paz, imaginando nossa mente como um lago sempre calmo, sem agitações, sem mesmo ondulações para perturbar sua tranqüilidade e, aos poucos, desenvolver esse estado de paz até que nenhum acontecimento da vida, nenhuma circunstância, nenhuma outra personalidade seja capaz, sob qualquer condição, de encrespar a superfície do lago ou de despertar em nós sentimentos de irritabilidade, depressão ou dúvida.” (Dr. Bach)

OSHO: UM MESTRE EM AUTO-AJUDA
AMOR E RELACIONAMENTO

“A vida em si é uma tela em branco: ela se torna aquilo que você pintar nela. Você pode pintar sofrimento, pode pintar bem-aventurança. Essa liberdade é a nossa glória.”
SEMPRE UM RIO
Relacionamento significa algo completo, acabado, fechado.
O amor nunca é um relacionamento. O amor é relacionar-se. Ele é sempre um rio, fluente, sem fim. O amor não sabe o que é ponto final. A lua-de-mel começa, mas nunca acaba. Os amantes têm um fim, o amor continua. É um verbo, não um substantivo.
E por que nós reduzimos a beleza do relacionar-se a um relacionamento? Por que temos tanta pressa? Porque o relacionar-se é inseguro e o relacionamento é uma forma de segurança. Relacionamento dá uma certeza. Relacionar-se é só um encontro entre dois estranhos, talvez só por uma noite, e, pela manhã, dizem adeus. Quem sabe o que vai acontecer amanhã???
O amor não é uma quantidade, é uma qualidade — e uma qualidade de uma certa categoria que se desenvolve quando a doamos e que morre a retemos. Se você for mesquinho em relação ao amor, ele morre. Então seja realmente um esbanjador! Sinta-se livre para dar o seu amor.
O amor sabe como explorar o desconhecido. O amor sabe como pôr de lado todas as seguranças. O amor sabe desbravar o desconhecido e o “não-mapeado”.
Amor é coragem, por isso, confie no amor...
Aquele que sabe viver, também sabe morrer.
Aquele que sabe “cair de amor” também sabe o momento de cair fora dele. Ele faz isso com graça, com um adeus, com gratidão.
As pessoas não sabem amar e, por isso, não sabem dizer adeus quando chega a hora. Se você ama, saberá que tudo começa e tudo tem fim, que há um tempo para começar e um tempo para terminar e que não há qualquer dor nisso. A pessoa não sai ferida: ela simplesmente sabe que a estação terminou. Ela não se desespera: simplesmente entende e agradece ao outro: "Você me concedeu tantas dádivas maravilhosas, me deu novas visões da vida, abriu algumas janelas que eu nunca teria aberto por mim mesmo. Agora chegou o momento de nos separarmos e de tomarmos rumos diferentes." Sem raiva, sem fúria, sem ressentimento, sem qualquer reclamação, mas com uma imensa gratidão, um imenso amor, com o coração cheio de agradecimento.
Normalmente, você encontra a palavra "permanente" nos dicionários como se ela fosse sinônimo de "eterno". Mas não é. O eterno é sempre momentâneo. Olhe o botão de rosa outra vez. De manhã ele está ali, à noite não está mais. Foi momentâneo. Mas ele surgirá novamente — amanhã pela manhã outra rosa estará ali. Ela sempre ressurgirá. O eterno emerge por meio do momentâneo, o eterno olha por meio do momentâneo. Uma flor se vai, outra vem. Na verdade, aquela que se vai apenas dá espaço para a outra. A beleza é eterna. A "rosidade" é eterna. As rosas vêm e vão; a "rosidade" é eterna.
Viva no momentâneo. E viva no momentâneo sem desejar o permanente. Do contrário, você perderá o eterno. Viva no momento com tamanha intensidade e plenitude que esquecerá o permanente.
O permanente é uma projeção no futuro. O permanente é seu desejo.
Ele não tem nada a ver com a realidade. O eterno é a profundidade do momentâneo — o eterno está no momento. O permanente é horizontal, linear. O eterno é vertical.
Alguém está nadando na superfície de um rio profundo — é assim que é o permanente. E alguém mergulha nas profundezas do rio — eis o eterno. Mergulhe fundo no momento e você tocará o eterno.
Olhe a rosa. Sim, essa rosa é momentânea. Mas olhe mais fundo, mergulhe fundo e, de repente, você verá que oculta por trás da rosa está a "rosidade". Oculta atrás dessa momentânea rosa está a beleza eterna, divina. As flores vêm e vão — o florescer permanece. As rosas vêm e vão — a "rosidade" permanece. Os amantes vêm e vão — o amor permanece.

DICAS
CONSELHOS PARA UMA EXISTÊNCIA PLENA E FELIZ
(continuação - Parte 3)

24- Não culpe aos outros e nem a si mesmo.
Cada um faz o melhor que sabe, de acordo com sua capacidade e seu nível de conhecimento.
Você sempre fez o melhor que soube para aquele determinado tempo.
25- Veja as coisas de forma positiva, fale positivamente com os outros e consigo mesmo.
A fala é uma força muito poderosa. Tente falar na forma positiva, de maneira agradável, sem provocar, criticar, acusar ou humilhar.
26- Não tenha vergonha de rezar se você sentir necessidade.
A fé em Deus ou em uma força superior, seja qual for o seu nome, encontra-se profundamente dentro de nós e pode servir como enorme fonte de força, de esperança, de alimento para a alma, e de real ajuda na vida cotidiana.
Não pense que você precisa ser religioso para crer. Ninguém tem a chave de Deus. Ele lhe pertence assim como pertence ao Papa ou ao Grão-Rabino.
Não rejeite Deus que se encontra em seu coração, apenas porque você não crê no Deus das instruções religiosas.
Desenvolva ao máximo a ligação intima com Deus que se encontra em você.
27- Todas as disputas são superficiais.
Tente sempre trocar a competição e a rivalidade pela cooperação.
Ambos os lados podem ganhar muito mais quando aprendem a trabalhar em conjunto, ao invés de perturbarem um ao outro.
Lembre-se que a abundância é infinita e é sempre possível encontrar novas e originais soluções que trarão a ambas as partes, abundância inesperada.
A lei da selva serve para os animais, não para pessoas com as faculdades de pensamento e de criação. Na realidade, até na selva existe mais cooperação do que se pensa.
28- A música e a dança podem ligá-lo à alegria e à criatividade.
Encontre tempo para dançar um pouco, todos os dias.
Você não precisa saber dança, deixe a música fluir dentro de você e guiá-lo.
Dance de maneira a liberar a energia existente em você. Deixe esta energia despertar e fluir. É sensacional!!!
29- Não encare sua necessidade de beleza com algo dispensável, mas sim, como uma necessidade básica.
Preocupe-se em que tudo à sua volta seja bonito e agradável, organizado e limpo. O ambiente externo influencia muito o seu interior e ao mesmo tempo o reflete.
30- Não se compare com os outros.
Comparece-se somente com a pessoa que você era antes, com o constante desafio de melhorar.
Todo ser humano é único e não deve ser comparado a nenhum outro. Cada ser humano tem diferentes capacidades e diferentes condições de crescimento e de desenvolvimento. Cada ser é um fenômeno único e cada um deve ser fiel somente a si próprio.
Se hoje é uma pessoa melhor do que era ontem, você está no caminho certo e está fazendo a sua parte. Isto é o suficiente.
Se alguém se sair melhor que você sinta-se feliz por ele. Não tenha inveja e, sim, receba dele inspiração para o seu próprio sucesso.
31- Seja inteiramente responsável por seus atos.
Pese cuidadosamente as obrigações que assume, pois você pagará exatamente o preço devido.
Não prometa nada que você não queira cumprir ou que não possa fazê-lo. Assim você não quebrará a confiabilidade que os outros têm em você e na sua capacidade pessoal.
32- Quanto mais você se ligar à sua alegria interior – que é a qualidade natural da alma – menos dependente você será da alegria e do prazer exterior.
Procure o prazer por meio da reflexão, da meditação e da observação interior.
Libertação – Liberdade total de toda dependência exterior, alegria de viver que vem da fonte de luz interior.
Este é o principal objetivo de todas as religiões e de todos os caminhos espirituais, em todos os tempos. Não despreze este ensinamento, mesmo que a princípio você não absorva totalmente o seu significado.
33- A força da auto-sugestão é muito poderosa.
Quando se hipnotiza um levantador de peso profissional e lhe diz que ele é tão fraco ao ponto de não conseguir levantar sua mão, ele realmente não conseguirá fazê-lo. Quando se hipnotiza uma pessoa fraca e lhe diz que ela pode levantar peso, sua força cresce impressionantemente.
Aquilo em que nós acreditamos se transforma na nossa realidade. Essa é a chave da enorme força que possuímos.
Você deve se libertar da sua “hipnose” negativa através de uma reprogramação de suas crenças básicas, em relação a você e em relação à realidade.
34- Quando você quer convencer o seu subconsciente de algo, você pode fazê-lo por meio da argumentação.
Fale consigo, do mesmo modo que você falaria com outra pessoa a qual você quer persuadir. Não convença pela força, senão pela força dos fatos.
Deixe vir à tona a resistência que existe em você e expresse-a abertamente. Tente achar razões convincentes, até você sentir que conseguiu quebrar a resistência, não a retenha.
Não reprima a resistência, tente entendê-la de maneira que você se satisfaça! Este é um importante exercício para criar a síntese e a harmonia entre as diferentes partes existentes em você.
35- Escreva em uma caderneta todas as perguntas para quais você ainda não encontrou respostas aceitáveis.
Transmita sua pergunta ao espaço ou à sabedoria cósmica. Em seguida, esqueça-se delas e não se preocupe mais de maneira consciente. A resposta virá rapidamente de uma direção inesperada.
Quando a resposta chegar escreva-a ao lado da pergunta. Verifique que a resposta lhe seja satisfatória.
Se não, refaça a pergunta.
Às vezes é necessário dividir uma grande questão em várias pequenas perguntas.

ESPAÇO DO LEITOR
Texto enviado por um dos nossos leitores.
A Obesidade
:: Cristina Cairo::
A gordura é o casulo que a pessoa cria, inconscientemente, para se proteger e se esconder dos problemas externos.
Pessoas muito sensíveis, que se deixam magoar com facilidade, buscam se proteger atrás da gordura, que representa a maciez de um abraço.
Muitas vezes, a gordura é uma forma convenientemente usada para se conseguir certos benefícios, como atrair a compaixão de outras pessoas, deixar de trabalhar naquilo que não gosta, escapar de certas obrigações que limitam sua liberdade e até mesmo testar o amor e a fidelidade do cônjuge. Mais uma vez, vemos que o perigo está em nossa mente, não no mundo em que vivemos, e nem nos alimentos que comemos.
Faça um "regime" nos seus pensamentos e limpe toda essa amargura. Viva tranqüilamente e sem se sentir ameaçado. Ame profundamente a todos e você perceberá que, como resposta, receberá mais amor dos outros. Saia já desse casulo e participe ativamente do mundo, de peito aberto e acreditando que você está sendo protegido pelas mãos do Grande Pai.
Pare de guardar mágoas e ressentimentos. Chega de discutir gratuitamente com as pessoas, pois cada uma delas luta pelas suas razões e você pode sair machucado. Apenas aja com docilidade e poder e não deixe que as diferenças de vida e opiniões o aflijam.
Atenção: quanto mais você "engolir" e guardar mágoas, mais seu corpo engordará.
Para você superar definitivamente essa dificuldade de emagrecer terá de compreender que toda expectativa gera frustração. Por isto não fique esperando acontecer o que você deseja, nem queira que as pessoas sejam como você ou lhe dêem aquilo que tanto você almeja. Saia já dessa postura de vítima e perceba o tamanho do seu próprio poder. Ninguém é responsável pelas suas fraquezas ou fracassos. Tudo depende exclusivamente da sua postura diante da vida e dos acontecimentos. Passe a agir como adulto e mostre seus verdadeiros interesses a quem é importante para você. Tenha coragem de mudar seu comportamento e ser você mesmo. Se você não está encontrando em sua memória nenhum registro pelo menos semelhante ao que estou dizendo, certamente é porque seu subconsciente abraçou com muita força alguma mágoa antiga e continua a protegê-la, pois para ele não existe "tempo". Tenha calma porque com ele (o subconsciente) nós devemos agir despreocupadamente e mandar mensagens positivas e constantes, até que ele perceba que as defesas contra o passado são inúteis.
As mensagens que você pode enviar ao seu subconsciente são pensamentos e condutas contrárias ao que está vivendo hoje. O importante é sair logo desse círculo vicioso que ainda está impresso em sua mente inconsciente.
Pratique um esporte ou faça exercícios. Torne seus pensamentos mais ativos e coloque em prática as suas decisões. O mundo espera você para agir com ele.
Transforme essa gordura em energia, sacudindo a poeira do passado e olhando para frente. Rápido!
No começo tudo pode parecer difícil, mas depois você amará os novos hábitos e a sua nova personalidade.
Vamos, acorde! Organize-se! Tudo depende só de você!
Chega de arrumar pretextos, pois isto só vem provar que você está realmente tendo alguma conveniência em ser gordo. Busque o que você deseja, sem prejudicar sua saúde e sua beleza. E, definitivamente, tente compreender que quando nos magoamos com algo é porque estamos sendo egoístas em querer que tudo seja do nosso jeito. Liberte-se dessa tendência e aceite as pessoas como elas são. Seja você mesmo e não se permita pensamentos negativos.
Eleve-se a cada dia com bons sentimentos em relação à vida e cresça cada vez mais dentro da evolução espiritual, sem mágoas, sem medos, nem desconfianças.


Agradecimentos a:
Elaine Pitta Alves (revisão e edição)
Urbano Rocha (colaborador)
Antonia Mello (colaboradora)

E a todos que compartilham esse material com os amigos!

Adely Branco

Nenhum comentário: